Ícone
Ícone

Não consigo financiar um veículo por causa do score: o que fazer?

O sonho do carro novo já faz parte da rotina dos brasileiros. Entretanto, um desafio enfrentado por muitos é a recusa de créditos para financiamento. A prova disso é que uma das buscas mais comuns em ferramentas de pesquisa é a seguinte frase: “não consigo financiar um veículo por causa do score”. Provavelmente foi através dessa procura que você chegou nesse texto. Então, atenção! Você terá a resposta sobre o que fazer ao longo dos próximos parágrafos. 

No mesmo caminho da vontade de renovar a garagem, o Brasil enfrenta um aumento no número de inadimplentes.  Em abril de 2019, o Serasa Experian divulgou que a quantidade de brasileiros inadimplentes bateu recorde no mês e atingiu 63,2 milhões de pessoas. Esse número representa 40,4% da população adulta do país e, comparado ao mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 2 milhões de pessoas

Outro dado importante dessa pesquisa e que influencia em muito para responder sua busca por “não consigo financiar um veículo por causa do score”, é que a maioria das dívidas, em abril de 2019, foram realizadas no cartão de crédito e com os bancos, representando 28,6% de acordo com a Serasa. Essa dificuldade de ficar em dia com os pagamentos é um dos principais fatores que influenciam no baixo número de score. Quer entender mais quais hábitos são prejudiciais e o que fazer para conseguir financiar um veículo? Então continue lendo esse texto e descubra como conseguir garantir as chaves do seu carro novo! 

Leia também: Quanto de score precisa para financiar um veículo? Score 400 é bom?

“Não consigo financiar um veículo por causa do score” – Entenda o que é score de crédito

Você sabe exatamente o que significa score? Muita gente só descobre da existência do score quando procura realizar um financiamento. Mas saiba que sua pontuação de score influencia praticamente no seu dia a dia toda vez que você decide investir em algo ou até mesmo recebe uma ligação com alguma oferta de cartão de crédito. Aliás, uma boa maneira de descobrir se seu score está bem visto no mercado, é percebendo se você anda recebendo muita ligação com opções de cartões de crédito sem anuidade ou com muitas vantagens. 

não consigo financiar um veículo por causa do score

O score do Serasa é justamente determinante nesse sentido. Ele classifica um cliente como confiável ou não. Isso significa, na prática, realizar com facilidade ou dificuldade a solicitação de cartões de crédito, pedido de empréstimos e, claro, financiamentos bancários.  Esse nível de confiabilidade do consumidor é medido com um índice, que varia de 0 a 1000 pontos. Como no colégio, quanto mais próximo do zero, é um sinal de que as coisas não estão boas, não é? Um índice de score que está muito próximo do zero, significa que está baixo e precisa urgentemente de atitudes para mudar essa realidade. Afinal, isso reflete diretamente como o mercado lhe vê como consumidor, tornando-se uma pessoa que dificilmente paga tudo em dia. 

Agora se seu score está próximo do 1000, parabéns, você tem um score alto e sua probabilidade de não atrasar suas contas é maior.  De maneira geral, uma boa maneira de saber cada nível de pontuação é considerando essas médias: 

  • Score até 300 pontos – risco alto de inadimplência.
  • Score entre 300 e 700 pontos – risco médio de inadimplência.
  • Score acima de 700 pontos – risco baixo de inadimplência.

Você pode conferir sua pontuação através do site do Serasa Score. Acesse: https://www.serasaconsumidor.com.br/score/ A consulta é gratuita, bastando realizar um pequeno cadastro. É uma excelente forma de você acompanhar o seu desenvolvimento e avaliar se suas medidas para aumentar o score estão sendo efetivas. 

Leia também: 9 perguntas que você deve fazer para o vendedor de carro na hora de fechar negócio

“Não consigo financiar um veículo por causa do score” – como aumentar o score

Provavelmente você que procurou por “não consigo financiar um veículo por causa do score” está buscando medidas efetivas para conseguir reverter essa situação. Abaixo apresentamos alguns pontos que precisam de sua atenção e poderão lhe ajudar a finalmente conseguir realizar o desejo do carro novo. 

1 – Nome limpo, Vida nova

Parece até nome de campanha de empresas de crédito, não é? Mas a gente lhe garante que quando você consegue quitar todas as suas dívidas e negociar as taxas de juros dos seus empréstimos, sua vida ganha um novo rumo, abrindo muitas portas. 

Então, se você quer financiar um veículo, mas está esbarrando no seu score baixo, dê prioridade para regularizar todos os seus débitos, liberando completamente suas finanças. 

não consigo financiar um veículo por causa do score

Além disso, quando falamos de nome limpo e baixo score, saiba que o fato de você atrasar o pagamento de contas, mesmo que apenas por alguns dias, também influencia na maneira como você é visto pelo mercado. 

Uma alternativa para evitar esquecimentos é incluir todas suas contas no débito automático. É simples e fácil, bastando solicitar às empresas, como de energia elétrica, telefonia e gás. Ou realizar um planejamento financeiro, assunto do próximo tópico. 

2 – Planejamento hoje, amanhã e sempre

Sabe aquela dica de vó: “anota tudo num papel, senão você esquece”? Hoje em dia não precisamos mais de papéis, mas a sugestão segue a mesma: tenha uma planilha com todos os seus gastos atuais e suas previsões de investimentos. Você sabe exatamente quais são suas despesas totais em um mês, incluindo contas fixas ou variáveis? 

Quando a gente tem real noção sobre quanto de despesas temos e o quanto elas variam ou não, torna-se possível evitar dívidas ou atrasos, além de conseguirmos realizar um planejamento a curto, médio e longo prazo sobre investimentos. Hoje existem diferentes aplicativos que auxiliam nesse sentido, além, claro, das planilhas de Excel ou do próprio Google. 

3 – Já atualizou seu cadastro na Serasa?

Se você descobriu a existência do score só agora ao se deparar na situação de não conseguir financiar um veículo por causa do score, provavelmente também nunca atualizou seus dados pessoais na Serasa. Mas saiba que isso é um fato importantíssimo para aumentar sua pontuação. 

não consigo financiar um veículo por causa do score

Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro. Caso esses dados estejam desatualizados, isso poderá dificultar em muito a concessão de crédito e financiamentos. Isso porque, quando uma empresa for consultar seu CPF, ela irá bater as informações que você informou e as que estão no cadastro da Serasa. Dessa forma, se seu telefone ou endereço, por exemplo, não forem compatíveis, é possível que a confiabilidade do seu cadastro seja prejudicada. 

Para atualizar, é simples: basta seguir esse passo a passo no site e enviar os dados solicitados pelos correios ou ir pessoalmente até um agência SerasaConsumidor mais próxima de você. 

Leia também: O segredo para negociar um carro como um profissional

Esperamos ter lhe auxiliado a encontrar a resposta para sua pesquisa: “não consigo financiar um veículo por causa do score”. Após realizar todos esses procedimentos, não deixe de negociar um financiamento do seu novo carro aqui na Pemavel. Aqui você encontra as melhores condições, com diferentes modalidades de pagamento. Fale com a gente! 

Falar pelo WhatsApp