Trocar pneus é uma experiência que nós não damos a devida atenção, pois nunca achamos que vai acontecer com a gente. Até acontecer!
Pode ser que você esteja acompanhado quando seu pneu furar e essa pessoa possa te ajudar ou saiba como deve ser feita essa troca – e isso seria muita sorte!
Ou, você pode estar sozinho em uma situação como essa, mas consiga auxílio com alguma facilidade caso aconteça em um lugar movimentado. De novo: isso seria sorte.
Mas é importante não contar com esse fator e saber realizar a troca sem problemas. Para isso, nós da Pemavel vamos ajudar você com mais essa. Confira mais sobre o assunto a seguir:
A importância de trocar o pneu furado corretamente
O passo a passo a seguir é de suma importância, pois, caso a roda seja trocada de forma incorreta, ou seja, o estepe ficar frouxo, ela pode gerar um acidente grave.
O pneu se desprenderá do veículo, causando perda do controle, além de comprometer todo o sistema de suspensão do automóvel. E, caso haja colisão, mais danos e gastos somam-se à lista. Siga nossos passos para evitar que isso aconteça e minimizar os danos.
Falando sobre o tema, você viu nosso material sobre pneus que rodam mesmo furado?
Passo a Passo para trocar pneu furado
A dica inicial é a mais importante: mantenha a calma. Uma pessoa com a cabeça no lugar consegue fazer qualquer coisa, principalmente com essas dicas. São 6 ao total e, quando terminar essa breve leitura, verá que é mais fácil do que pensava. Confira a seguir um passo a passo para trocar o pneu corretamente:
Estacione o carro em um local seguro
Se possível, escolha um local plano – vai ser mais fácil para a troca de pneu nesse local. Dessa forma, o macaco mecânico fica no local correto e evita que o automóvel tombe quando for levantado.
Estacione fora da via, num espaço plano e firme. Isso já torna essa missão segura para você e para quem circula. Aliás, jamais esqueça de sinalizar! Esta etapa é vital para a segurança de todos!
Se a pista em que você estiver for de 40 km, coloque o triângulo a 40 passos largos do seu automóvel, no sentido contrário da via. Se for uma pista de 60 km, 60 passos, e assim por diante.
Desse modo, os veículos na via entendem haver um problema à frente, reduzem a velocidade e redobram a atenção no trecho.
Posicione o macaco corretamente
Agora, o território está seguro e você está em um local que facilita o uso do macaco. Normalmente há uma seta na lateral inferior do automóvel (entre as rodas), ache-a e posicione a ferramenta abaixo dela e não suspenda o carro ainda.
Se tiver mais dúvidas, convém olhar o manual do veículo para achar a seta de indicação.
Afrouxe os parafusos da roda
Uma vez os parafusos afrouxados ainda no chão, evita que o carro se mova quando estiver suspenso. Dessa forma, além de mais seguro, facilita toda a operação.
Pegue o estepe e a chave de roda. Use a chave e gire no sentido anti-horário – 90% dos veículos os parafusos giram nesse sentido.
Se a academia não estiver em dia, tudo bem, libere sua frustração com a situação e use os pés na chave para abrir. Desde que esteja no sentido horário, vai ser fácil afrouxar os parafusos.
Retire o pneu furado e instale o estepe
Com os parafusos soltos, será fácil retirar a roda com o pneu. Retire-os e coloque o estepe no seu lugar. Use a chave L e recoloque os parafusos, mas não dê o aperto final ainda. Lembre-se: muita calma! Outra dica importante aqui é, na hora de colocar os parafusos, dessa vez, gire nos sentido horário.
Aperto final dos parafusos.
Com o carro no chão, aperte bem os parafusos. Certifique-se de apertar o máximo possível. Lembre-se que não estamos na Fórmula 1, ou seja, você tem tempo para fazer essa troca.
Faça com calma e com tempo. Um trabalho bem feito é feito apenas uma vez. Certificado que o estepe está preso, dê a tarefa como concluída. Guarde tudo, busque o triângulo e saia com segurança com seu veículo.
Orientações para o futuro.
É importante também ter uma lanterna dentro do seu veículo, pois um pneu pode furar à noite e a luz do celular pode não ser suficiente.
Poupe trabalho extra para outra coisa que precise. Outra dica – e essa é a mais importante: lembre-se que o estepe é para uma emergência e não é recomendado o seu uso constante.
Dúvida comum: É melhor reparar um pneu furado ou substituir?
A troca pelo estepe pode ser feita por qualquer pessoa com as instruções corretas. Agora, depois da troca, o pneu deve ser levado para um especialista analisar.
Só essa pessoa pode dizer se a roda deve ser substituída por uma nova.
Dito isso, conhecimento é sempre bem-vindo, e nós da Pemavel estamos aqui para ensinar você. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), todos os pneus podem ser consertados desde que o furo não passe de 6 milímetros de diâmetro.
Se passar disso, a troca deve ser feita. As rodas radiais até 190 km/h suportam até dois reparos, já os radiais com velocidade superior, apenas um, e os diagonais podem passar por até 3 consertos.
Além dessas informações, há outros critérios que ditam se é preciso ou não substituir um pneu. Os critérios são:
- O tempo de vida da carcaça deve ser inferior a 5 anos;
- Não estar contaminado por produtos derivados de petróleo;
- Não apresentar avarias nos talões, flancos ou ombros e;
- Não ter atingido os indicadores de desgaste (TWI).
Se todos esses pontos dessa lista estiverem dentro do pedido, o reparo é possível. Caso o contrário, é importante realizar a troca.
Para saber mais sobre manutenções e assuntos sobre automóveis no geral, conte com a gente! Em nosso blog você encontrará diversos conteúdos úteis sobre o assunto.