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Você sabia que existem pneus que rodam mesmo furados?

Sim, o ser humano já inventou pneus que rodam mesmo furados! Vamos conhecer e entender como funciona essa tecnologia nem tão moderna assim…

Imagine a cena: chove torrencialmente, você está num trânsito caótico, ansioso para chegar em casa e quando menos espera passa por um buraco escondido numa poça d’água e fura o pneu. Tem coisa que a gente não gosta nem de pensar, né? Agora imagine se mesmo com o pneu furado você conseguisse chegar em casa sem precisar trocar o infame no meio da chuva? Pois então, isso já é possível, afinal pneus que rodam mesmo furados existem desde 1930!

Atualmente existem dois tipos de pneus que rodam mesmo que furados: o pneu Run Flat e o pneu tipo Seal Inside. Cada um de um jeito, os pneus que rodam mesmo que furados estão conquistando o mercado e dando mais segurança e autonomia para os motoristas.

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Run Flat Tires – pneus que rodam mesmo furado

Inventados pela BMW em 1930, os pneus tipo “Run Flat tire” (do inglês, pneus que podem rodar vazios) podem ser conduzidos por uma certa distância e a uma velocidade reduzida após serem perfurados, permitindo que você tenha algum tempo para dirigir até um mecânico. A distância e a velocidade que pneus Run Flat podem suportar após a perfuração dependem da marca do pneu e do peso do carro mais a sua carga.

A maior conservação do pneu em casos de perfuração acontece porque as paredes laterais do Run Flat possuem flancos, ombros e talões mais reforçados do que um pneu comum, o que faz com que o peso do carro fique apoiado nessa estrutura reforçada, para poupar o contato direto da roda com a banda de rodagem.

Várias marcas conhecidas nacionalmente já produzem este modelo, para identificar se o seu veículo está equipado com pneus que rodam mesmo furados basta procurar as palavras Run Flat nos seus pneus. Algumas marcas que fabricam pneus Run Flat simplesmente os marcam com essa indicação, facilitando a vida do proprietário do carro. A Pirelli é uma das marcas que fazem isso.

Já a Bridgestone utiliza o código RFT (Run Flat Tire) nos seus pneus para designar um pneu run-flat. Enquanto que a Continental utiliza o código SSR (Self Supporting Run-flat) e a Dunlop às vezes utiliza DSST (Dunlop Self Supporting Tire). Há ainda marcas de pneus que utilizam o código ROF (Run On Flat) nos seus pneus Run Flat, incluindo Goodyear, Bridgestone e Dunlop. A Goodyear também utiliza EMT (Extended Mobility Technology) para designar pneus Run Flat. Algumas marcas utilizam ZP ou ZPS (Zero Pressure ou Zero Pressure System) nos seus pneus Run Flat, incluindo Michelin e Yokohama.

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Procure por esses códigos nas laterais dos seus pneus, próximo a outros números e informações do fabricante para saber se são pneus que rodam mesmo furados.

Outra forma de descobrir se seu carro está equipado com pneus que rodam mesmo furados é lendo o manual do proprietário. Se o seu carro ainda tiver os pneus originais e eles forem Run Flat, o manual do proprietário explicará tudo que você precisa saber sobre pneus run-flat e o Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS, Tire Pressure Monitoring System). Desde o início dos anos 200 algumas montadoras já comercializam carros com pneus Run Flat de fábrica.

Os Run Flat são limitados a automóveis premium, como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Porsche. Mas como toda nova tecnologia, a expectativa é que logo seja adaptada a modelos de categorias inferiores, conforme o aumento da demanda do produto. Isso porque nem todos os automóveis podem utilizar esse tipo de pneu. 

Além do veículo estar equipado com um sensor de pressão, porque o motorista pode não perceber que o Run Flat está sem ar por conta de sua estrutura reforçada, também é necessário um projeto de suspensão e o aro das rodas adaptados a essa tecnologia. Os pneus Run Flat são entre 2 e 4 kg mais pesados que os comuns.

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Seal Inside – pneus que rodam mesmo furado

O pneu tipo Seal Inside preserva a pressão de ar do pneu depois de perfurado por objetos com até quatro milímetros de diâmetro. Um selante especial dentro do pneu forma uma vedação ao redor desse intruso assim que penetra na borracha, assim evitando a perda de ar e, consequentemente, da pressão do pneu. O selante fecha o orifício quando o objeto é removido. Por sua vez, o selante é protegido por uma película exclusiva, de forma que não se danifica ao montar o pneu sobre o aro.

Pneus com a Seal Inside são capazes de resistir a perfurações de até 4 mm, permitindo que o veículo continue viagem sem que a pressão dos pneus diminua. Os pneus com esta tecnologia estão destinados a hatches, SUVs e crossovers, com rodas de aro 16’’ a 19’’. 

Ao contrário do Run Flat, esse tipo de pneu pode ser usado em qualquer tipo de veículo, e o motorista pode rodar por centenas de quilômetros, o que não ocorre com o Run Flat, onde o motorista pode se locomover apenas 80 kms rodados com o pneu furado.

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Aliás, os pneus que rodam mesmo furados nem chegaram a se popularizar e a indústria já está desenvolvendo pneus sem ar que não furam, apenas… Além de não furarem, os pneus sem ar também prometem ser mais ecológicos e seguros do que os convencionais. O UPTIS (sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos), protótipo de pneu sem ar da empresa Michelin, já foi testado e aprovado. O modelo é feito de materiais renováveis e biológicos e será lançado em 2024.

É, como vimos, parece que os problemas com pneu murcho ou furado estão muito próximos de acabar! Gostou de saber como funcionam os pneus que rodam mesmo furados? Então compartilhe esse texto com seus amigos, certamente eles também ficarão interessados por mais essa novidade do universo automobilístico! Até a próxima!

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