Se você nunca precisou trocar um pneu furado, talvez não esteja muito familiarizado com o macaco. Por isso mesmo é bom aprender como usar o macaco do carro antes de precisar, para não passar trabalhado dobrado.
Furar um pneu é um dos contratempos mais comuns que podem acontecer com um motorista. Tanto que os equipamentos para troca do pneu são obrigatórios em qualquer veículo. Estepe, macaco, chave de roda e triângulo, tão importante quanto ter todos estes equipamentos, é saber usá-los. O mais complicado deles é o macaco, para tanto você deve dedicar sua atenção para aprender como usar o macaco do carro.
Embora possa parecer algo simples, a troca de pneu mal feita pode gerar até acidentes. Infelizmente, este é um dos procedimentos que você só sabe a teoria e vai aprender na prática. E vamos combinar que os pneus têm o péssimo hábito de furar no pior momento possível! Em função disso, recomendamos que você saiba como usar o macaco do carro e todo processo de troca do pneu.
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O que é o macaco?
Bom, para entender como usar o macaco do carro, primeiro você precisa saber o que é esse equipamento. O macaco faz parte do conjunto de ferramentas do automóvel e é utilizado para levantar o carro na troca de pneu. Ele funciona a partir dos princípios hidráulicos e basicamente serve para possibilitar que uma pequena força aplicada em uma ponta gere uma grande força na outra ponta. Assim, com a força de uma pessoa só, é possível levantar um carro com centenas de quilos facilmente.
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Tipos de macaco
Os macacos podem ser mecânicos ou hidráulicos e ter vários modelos e capacidades diferentes:
MACACOS MECÂNICOS
Esses tipos de macaco para carro são robustos e baratos. Isso porque os usuários precisam fazer um pouco mais de força para erguer o veículo em comparação com outros tipos de macaco. Eles se caracterizam por conterem alavancas simples e canaletas de apoio.
Alguns motoristas temem que esse tipo de macaco possa danificar a lataria do veículo e para evitar esse problema é preciso seguir corretamente o manual da ferramenta. Quando for usar o macaco mecânico, prefira lugares planos para que não ocorra derrapagens. Os modelos são:
Macaco sanfona (tijolinho): modelo compacto e voltado para manutenção preventiva. São portáteis e rápidos de usar, além de aguentarem entre 800 kg e 2 toneladas: ideais para a maioria dos carros.
Macaco joelho: com uma manivela e uma alavanca, esse modelo usa uma canaleta de apoio e suspende o veículo facilmente, erguendo-o apenas de um lado.
MACACOS HIDRÁULICOS
Esses tipos de macaco para carro contém dois tubos cilíndricos em sua estrutura, cheios de óleo, que se deslizam entre si por meio de pistões, movendo-se por meio da força. Assim, levantam carros pesados exigindo menos esforço do usuário do que os modelos mecânicos.
Macaco jacaré: clássico quando se fala em troca de pneu e conta com um sistema de alavanca para auxiliar a erguer o carro. Normalmente utilizado em oficinas e borracharias.
Macaco garrafa: feito para grandes cargas e muito usado em empresas para erguer mercadorias, mas há modelos para usar nos carros no dia a dia.
MACACO ELÉTRICO
Ao ser plugado na bateria ou no acendedor do carro, esta ferramenta levanta a roda do veículo em questão de segundos e dispensa o uso de força do motorista. Em média, este tipo de macaco eleva duas toneladas.
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Passo a passo de como usar o macaco do carro
1º PASSO: LOCALIZE O EQUIPAMENTO
Para aprender como usar o macaco do carro antes de tudo você precisa saber onde encontrar a ferramenta. Por via de regra as ferramentas utilizadas para troca do pneu ficam próximas ao estepe, no porta-malas. Já nos carros em que o estepe fica do lado de fora, seja na traseira ou embaixo do carro, o macaco, triângulo e chave de roda ficam reunidos em uma caixa específica. Sempre revise esses equipamentos ao trocar de carro, e não se esqueça de manter o espete calibrado.
2º PASSO: SINALIZE A ESTRADA
Antes de saber como usar o macaco do carro para trocar o pneu, entenda que você precisa colocar o seu veículo em um lugar seguro e que não corra o risco de sofrer acidentes. Além disso, a estabilidade é importante para que você não se machuque ou a troca seja incorreta.
Após certificar que o carro esteja seguro, procure sinalizar que você está para na estrada, ligando o pisca-alerta do veículo e coloque o triângulo em uma distância superior a 30 metros do veículo — se estiver próximo de curvas, considere ao menos dobrar esse espaço.
3º PASSO: PREPARE O VEÍCULO
Para poder começar a aprender como usar o macaco do carro, você deve verificar que o veículo está com o freio de mão puxado. Ainda, lembre-se de afrouxar os parafusos com a chave de roda (apenas meia volta em cada um), antes de levantar o carro. Mas atenção: não retire os parafusos da roda nessa etapa. Depois que você começar a usar o macaco, a força necessária para afrouxar os parafusos poderá fazer deslizar o macaco, danificando seu veículo.
4º PASSO: POSICIONE O MACACO
O tipo de macaco e a localização dos respectivos pontos de apoio variam de marca para marca e até de modelo para modelo. Antes de utilizá-lo, consulte o manual do veículo. Alguns modelos contam com pontos de referência como setas ou rebaixos nas laterais para o posicionamento correto do equipamento.
5º PASSO: ERGA O MACACO ATÉ O PONTO DE CONTATO
Erga o topo do macaco de carro até o ponto de contato do veículo e não se esqueça de ficar atento à capacidade permitida. E isso é importante, pois se você usar um peso maior do que o aceito, você pode ocasionar um acidente.
Será necessário rotacionar a manivela do macaco (joelho ou sanfona) até o ponto de contato. Faça o processo até que o item encoste na base do automóvel. Evite deixar folgas na base e certifique que o encaixe está correto.
6º PASSO: ERGA O CARRO
O próximo passo é erguer o veículo. Nos macacos mecânicos (joelho e sanfona) basta girar a manivela no sentido horário para subir o carro. No caso do tipo garrafa, você encaixa a alavanca no local indicado e faz movimentos para cima e para baixo. Com o garrafa, o trabalho é executado com menos força e mais rápido.
Depois de levantar o veículo e preparar a troca do pneu, é hora de remover os parafusos. Para isso, é importante contar com uma chave de roda. Em seguida retire a própria roda. Após trocar o pneu, faça o primeiro aperto dos parafusos da roda – o suficiente para não se soltar quando você descer o carro.
7º PASSO: DESÇA O CARRO
No caso dos macacos tipo joelho e sanfona, basta você girar a manivela no sentido anti-horário e o carro desce. Já com o garrafa, você gira lentamente a válvula da parte inferior do macaco no sentido anti-horário (aquela que você utilizou para travar o equipamento no início do processo) e o carro vai descer.
Essa etapa deve ser feita com cuidado e devagar, pois se você deixar o carro descer muito rápido pode ser que aconteça um acidente com você ou o veículo. Com o carro no chão termine de fazer os apertos dos parafusos para a roda ficar bem fixa.
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Pronto, pneu trocado e você aprendeu como usar o macaco do carro! Não existe muito mistério, apenas alguns cuidados que você precisa saber antes de usar pela primeira vez. Conhece alguém que também não sabe trocar o pneu nem usar o macaco? Então envie esse texto e ajude seus amigos e familiares. Até a próxima!