Se você chegou até este artigo, certamente está interessado em saber quais são os sedãs compactos mais vendidos e, como sempre, vamos te ajudar nesta pesquisa. O segmento de sedãs obteve quase 20% do total de vendas de carros no Brasil em 2019, encerrando o ano com quase 430 mil unidades emplacadas. Esses números representam um aumento de 10% em relação à 2018, e com 7 dos 8 primeiros colocados registrando avanço no período.

O Chevrolet Prisma, em sua despedida, aumentou significativamente suas vendas e completou 5 anos seguidos no topo da tabela com o seu melhor desempenho anual desde as 88.373 unidades vendidas do ano de 2014. Lançado naquele mesmo ano, o Ford Ka Sedan terminou 2019 na vice-liderança, com crescimento superior a 30% nos últimos 12 meses, e comemorou o melhor ano de vendas de toda a sua vida.

Agora, não basta saber apenas os dois modelos que encabeçam a nossa lista dos sedãs compactos mais vendidos no Brasil, certo? A seguir confira um top 10 completo e um breve detalhamento de cada modelo. Continue lendo:

1 – Chevrolet Prisma

Como falamos no início do texto, o Prisma se despediu em grande estilo no topo da nossa lista dos sedãs mais vendidos do país. Disputando a liderança de carros mais vendidos com o Corolla, que mesmo num segmento superior e com preços mais altos, também consegue registrar bons números no mercado.

A linha 2019 do sedã compacto Prisma foi anunciada com boas novidades, sobretudo na lista de equipamentos. Praticamente todas as versões receberam novos detalhes de acabamento ou novos equipamentos de série. Sua plataforma é uma variação global da Gamma II da General Motors e é a mesma aplicada aos Chevrolet Onix 2019, Chevrolet Cobalt 2019 e Chevrolet Spin 2019.

O modelo vem sendo bastante desejado pelos consumidores que querem um sedã compacto e com um bom porta-malas, mas que também tenha performance adequada, espaço interno, conforto e, especialmente, conectividade a bordo. 

Leia também:  Veja aqui quais os SUVs mais econômicos

2 – Ford Ka Sedã

Sedãs compactos mais vendidosO segundo colocado da nossa lista dos sedãs compactos mais vendidos do Brasil nunca vendeu tanto e agitou o mercado automotivo. O modelo atualmente se posiciona como o sedã mais em conta da Ford à venda no mercado brasileiro e também como opção na categoria de sedãs de porte compacto.

3 –  Virtus

O VW Virtus, que ocupava a segunda posição no ano de 2018, caiu para terceiro, mas aumentou sua participação de mercado para quase 11%. 

As vantagens do Virtus em relação aos concorrentes não está onde se pode ver, e sim nas sensações. Dono de um espaço interno comparável ao de carros médios, ele consegue unir essa sensação de conforto com opções variadas de eficiência e comodidade. 

Sedãs compactos mais vendidosSeu porta-malas de 521 litros supera em muito o do Toyota, que oferece 473 litros, e também o da Ka Sedan, com 445 litros. Perde por pouco do Fiat Cronos (525 litros) e do Honda City (536 litros). Nas versões mais em conta, o consumidor escolhe pelo motor 1.6 16V MSI, aspirado, que desenvolve 120 cv com etanol e pode vir atrelado às transmissões manual e automática. 

Pros consumidores que são mais exigentes, vale lembrar também que o Virtus, assim como seu irmão menor Up, é o único da sua categoria a ser chancelado com cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCap.

Leia também: Álcool ou Gasolina? Saiba qual a melhor opção para abastecer o seu carro

4 – Hyundai HB20S

O famoso Hyundai HB20S cresceu praticamente 9% e retomou a quarta posição perdida há 12 meses. O resultado, no entanto, ficou longe das mais de 50 mil unidades registradas nos anos de 2014 e 2015. Mas também, esse sucesso todo não é para menos! 

No quesito design, o HB20 Sedã tem faróis com projetor light guide de LED. Ou seja, são inspirados em carros mais caros e luxuosos da marca. De acordo com o que foi intencionado, isso traz um tipo de assinatura visual única. Sem dúvida o design de Escultura Fluida 2.0, padrão Hyundai, se sai muito bem no modelo. Sendo assim, as linhas do carro remetem ao artístico e o modelo acaba sendo valorizado pelos seus acabamentos e detalhes.

5 – Voyage

Encerrando o nosso top 5 sedãs compactos mais vendidos no Brasil, o veterano VW Voyage foi o único entre primeiros a recuar em quase 2%. Com isso, o Toyota Yaris Sedan, em seu primeiro ano completo de loja, quase ultrapassou o modelo Recém-renovado.

Sedãs compactos mais vendidos

Em seguida, temos o Logan que também cresceu mais de 20% e teve seu melhor ano desde 2015. Estreante em setembro, o Chevrolet Onix Plus por pouco não destronou o Renault e, desde já, é a maior aposta para liderar o segmento ao longo de 2020 segundo especulações.

Concluindo: O que podemos ver é que os sedãs compactos evoluíram muito e já disputam indiretamente com outras categorias. Os novos modelos vêm para provar que podem seduzir ainda mais aos que só tinham olhos para os SUVS compactos. E você, depois de analisar a nossa lista de sedãs compactos mais vendidos, conseguiu decidir qual modelo vai levar para casa?

Aqui na Pemavel temos uma frota de mais de 100 carros disponíveis para você. Venha nos fazer uma visita, agende um test drive e saia hoje mesmo com o seu sedã compacto pelas ruas.Lembrando que se você gostou do nosso top 5 dos sedãs compactos mais vendidos no Brasil, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Nos vemos em breve com mais novidades sobre o mercado automotivo. Até mais!