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Garantia de carro zero e seminovo: veja o que pode e o que não pode

Em um ano pode acontecer muita coisa, principalmente quando se trata de garantia de carro. Por isso, conhecer bem como funciona a garantia de carro é vital. E isso pode ser mais complexo do que parece: garantia legal ou contratual, cobertura de peças e cobertura do veículo, revisões obrigatórias, garantia de carro novo, garantia de carro usado.

Ainda que o veículo seja novo em folha, a preocupação vem e com razão. Afinal, não é só o mau uso ou o desgaste natural que pode comprometer a integridade do carro. Os tipos de defeito são bem diversos e nem sempre visíveis à primeira vista. Talvez o que mais aborreça os compradores seja isto: se nem mesmo na fábrica ou na revendedora o defeito é visto, imagina só na oficina. É comum, então, ter aquela sensação de que a revisão não resolve o problema, mas só camufla e a confiança nos técnicos vai embora. Entretanto, aqui entra a garantia: ela é a certeza legal de que o consumidor não será obrigado a se resignar com um problema e levar o prejuízo. Por isso, conheça seus direitos. Abaixo falaremos um pouco sobre garantia de carros zero km e garantia de carros seminovos ou usados. Continue a leitura a seguir:

Conheça a base legal da garantia de carro zero km

A garantia para veículos é a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na compra de carros. De acordo com o CDC, essa garantia é a mesma que temos quando compramos qualquer bem durável. Por isso, é comum receber três meses (90 dias) de garantia ao comprarmos algo novo: esse é o período estipulado pela lei.

É importante destacar que essa garantia também se aplica a serviços de manutenção, desde que a venda tenha sido feita por uma revendedora. Nesses casos, quaisquer danos ou desgastes no veículo anteriormente à sua entrega são de responsabilidade do fornecedor.

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Mas o que especificamente a garantia de carro zero km cobre?

Homem mexendo no motor do carro. Imagem para ilustrar o texto sobre garantia de carro

  • Os tipos de defeito
    O Código de Defesa do Consumidor, além de ser dividido entre bens duráveis e não duráveis, tem duas classificações de defeito. São chamados de “vícios” os defeitos que podem ser entendidos como “ocultos” ou “aparentes”. Os vícios (ou defeitos) aparentes são aqueles fáceis de se observar, e podem ser devidos tanto à fabricação como ao transporte ou armazenamento do veículo.O consumidor tem o prazo de 90 dias após a entrega para apontar o vício e reclamar com o fornecedor. Já os vícios ocultos, em geral, são problemas que só se tornarão visíveis com o passar do tempo. Para esse tipo de defeito, a garantia é diferenciada: ela conta a partir da constatação e reclamação do cliente.
  • Defeitos não cobertos em garantia de carro novo
    A garantia legal cobre muitas coisas e de modo flexível, desde mau armazenamento no estoque até peças danificadas devido ao manuseio anterior à entrega. É claro que ela não cobre tudo, como os danos causados após a entrega do veículo, por ações do comprador, diretas ou não.É comum caírem nessa definição: defeitos causados por desgaste natural das peças, como nas pastilhas e filtros; por mau manuseio, forçando componentes ou expondo o veículo a condições adversas, por exemplo; e ainda por aplicação incorreta, quando se instala ou monta inapropriadamente componentes no veículo. Por isso, o manual do proprietário é tão importante.

Conheça a importância do manual do proprietário e a relação que ele tem com a garantia de carro

Mulher olhando para o motor de um carro que não está funcionando. Imagem para ilustrar o texto sobre garantia de carro

O manual do proprietário é um documento com um conjunto de instruções disponibilizado na entrega do veículo, em geral junto ao contrato. Nele vêm todas as indicações de como utilizar apropriadamente o veículo. Ainda que você seja um excelente motorista e conhecedor de mecânica, é necessário ler o manual.

Isso é importante porque, como afirmamos antes, nele vem também instruções do que pode ou não ser feito com o veículo. Contrariar as instruções é igual a perder a garantia, permitindo ao fornecedor negar reparos. Afinal, a culpa aqui é do consumidor.

Mas o que especificamente a garantia de carro seminovo da Pemavel cobre?

A garantia de carro Futura de 1 ano da Pemavel Veículos é válida para carros com até 8 anos de uso e se aplica única e exclusivamente para carros adquiridos na Pemavel Veículos, em Campinas na cidade de São José.

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É uma garantia terceirizada pela GestAuto Brasil, empresa pioneira em gestão de garantia mecânica no Brasil, com cobertura em todo território nacional. A GestAuto Brasil se encarrega de atender, encaminhar e consertar todos os carros que atendem aos requisitos da garantia, tornando todo o processo mais simples e eficiente para o comprador. Além disso, a garantia Futura possui ampla cobertura, atendendo em 100% as frotas das seguintes marcas: Volkswagen, Toyota, Chevrolet, Peugeot, Ford, Hyundai, Renault, Honda, Fiat e Citroen. Quando se trata em garantia de carro importando, alguns modelos como Audi A1, A3, A4 e Q3; BMW Série 1, Série 3 e X1; Chery Tiggo, Face e QQ; Dodge Journey; etc também são atendidos com acréscimo de valor.

Agora, fique atento: a garantia de carro seminovo da Pemavel cobre, por até um ano, os seguintes itens:

Homem fazendo anotação em uma prancheta com o motor do carro a mostra. Imagem para ilustrar o texto sobre garantia de carro

  • Motor
    Cabeçote, guarnições, virabrequim, pistões, bielas, anéis, bronzinas biela e mancal, hastes e balancins, eixo de comando, válvulas e guias, tuchos hidráulicos, corrente de distribuição, bomba de óleo.
  • Sistema de Alimentação:
    bomba injetora, debímetro (medidor de fluxo), bomba de combustível.
  • Sistema de Admissão:
    turbocompressor a geometria variável e a geometria fixa.
  • Sistema de Arrefecimento:
    bomba d’água, radiador, motor.
  • Câmbio Manual:
    engrenagens helicoidas, eixos, garfos, rolamentos, cubo sincronizador.
  • Câmbio Automático (componentes):
    conversor de torque, satélites, corpo de válvulas, eixos, rolamentos, engrenagens helicodais, bomba do óleo (exclusivo freios e embreagens).
  • Sistema Elétrico:
    motor de partida, alternador, motor do limpador de pára-brisa.
  • Sistema Eletrônico:
    módulo central de injeção, unidade de controle de ignição.
  • Sistema de Ar Condicionado:
    compressor, condensador, evaporador.
  • Sistema de Freios:
    bomba de freio, servofreio, depressor, unidade de válvula de freio ABS.
  • Diferencial:
    pinhão, coroa, satélite e planetário, rolamentos, porta satélite, flange, semi-eixo.
  • Sistema de Transmissão:
    eixo de transmissão, junta cardan, cruzeta, semi-eixo, junta homocinética, redutor.
  • Sistema de Direção:
    caixa de direção mecânica, caixa de direção hidráulica, caixa de direção assistida, bomba de direção. Mão de obra.

Para conhecer integralmente as regras da garantia de carro seminovo da Pemavel, clique aqui.

O que sabemos é que as boas práticas de manutenção do veículo são a maior parte dos deveres do comprador. Revisões periódicas, manutenções exclusivamente na rede autorizada e respeito à lista de acessórios permitidos são a chave para não perder a garantia de carro.

A garantia para veículos é algo que tanto protege o consumidor, como ajuda a fortalecer melhores práticas com seus próprios bens. Ela também incentiva os fornecedores a produzirem bons produtos e cuidarem bem deles. Se você gostou do nosso artigo sobre garantia de carro, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Nos vemos na próxima!

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