Ícone
Ícone

Gasolina aditivada ou comum: Qual tipo de combustível devo escolher?

mulher colocando gasolina no carro

Com o preço do combustível tão alto, muitos consumidores ficam em dúvida sobre maneiras de manter o orçamento equilibrado e garantir cuidados com o seu veículo. E muitas vezes isso implica na escolha entre gasolina aditivada ou comum.

Afinal de contas, existem diferenças entre um e outro tipo? O seu carro se beneficia de um deles, especificamente, ou de ambos?

Neste post, vamos responder a todas essas e mais algumas dúvidas frequentes de amantes de automóveis sobre o tema. Confira!

Gasolina aditivada ou comum: quais as diferenças?

A principal diferença entre ambos os tipos de combustível é a presença de aditivos na gasolina aditivada.

mulher colocando gasolina no carro
A diferença entre gasolina comum e aditivada está na presença de determinados aditivos

No mais, ambas as escolhas têm mais de 50 elementos em comum, em suas composições, além de possuírem a mesma octanagem: 87 — essa taxa está em acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Cabe, aqui, uma explicação rapidinha sobre o conceito: trata-se do índice de resistência à detonação. Com isso, quanto maior for esse índice, maior é a resistência e, portanto, melhor é o desempenho apresentado pelo carro.

Então, os componentes presentes na gasolina aditivada são a grande diferença. E, entre os produtos misturados à fórmula, podemos destacar dispersantes químicos que ajudam a limpar os resíduos deixados na parte interna do motor.

Saiba mais: qual a validade da gasolina parada no tanque?

Vantagens de cada combustível

Se ambos os compostos carregam boas similaridades, quais são as vantagens ente optar por cada uma delas? Veja, abaixo!

Gasolina aditivada

Como destacamos, os aditivos têm funções específicas que contribuem para a manutenção do veículo. Por exemplo: elementos com capacidade de limpeza ajudam a higienizar os resíduos deixados na parte interna do veículo.

Dessa maneira, a gasolina auxilia em  todo o sistema de alimentação do veículo, melhorando o desempenho e evitando que peças se desgastem ao longo do tempo.

Gasolina comum

Já a comum não possui essa capacidade quando o teor de carbono do combustível acumula depósitos carboníferos em componentes do seu motor, como a cabeça do pistão.

Gradativamente, esse excesso prejudica a combustão (pré-ignição) do automóvel, afetando o rendimento geral do carro.

Qual vale mais a pena?

Como deve ter dado para perceber, a gasolina comum não é ruim, mas contém menos elementos em sua composição quando comparada com a aditivada.

Sem a devida manutenção periódica, o veículo fica com acúmulos de sujeiras que podem interferir gradativamente na sua performance. Mas entenda que a sugestão de uso do combustível comum é frequente, entre os fabricantes, porque não existe uma padronização sobre o assunto.

Ou seja: no Brasil, cada distribuidora pode decidir quais aditivos acrescentar. O que faz com que as indústrias optem por recomendar a gasolina comum no lugar — com uma fórmula e composição definidas e reguladas.

E veja que curioso: os automóveis já saem das concessionárias abastecidos com aditivada. Mas isso se deve porque essas empresas sabem, antecipadamente, o que contém em sua composição.

abastecendo o carro no posto de gasolina com frentista
A gasolina aditivada garante um desempenho e rendimento maior do veículo

Assim, você garante um desempenho e rendimento maior do veículo. Além de também realizar uma manutenção básica de limpeza do motor para evitar problemas no automóvel.

Saiba mais: álcool ou gasolina?

Dúvidas frequentes

A seguir, respondemos a algumas das dúvidas mais frequentes de condutores sobre o assunto!

Qual gasolina rende mais?

Embora existam muitos componentes extras na gasolina aditivada, isso não garante maior rendimento ao combustível. Não diretamente, pelo menos.

Como vimos, elas possuem resíduos que auxiliam no sistema de alimentação do carro.

Aditivada aumenta o desempenho do veículo?

Como apontamos, o componente aditivado não tem muito a ver, diretamente, com o desempenho do automóvel. O que pode auxiliar nisso é uma octanagem maior — como a gasolina premium, por exemplo.

Mas mesmo esse tipo de recurso deve ser usado de acordo com a potência do próprio motor do automóvel.

Usar apenas aditivada é uma boa ideia?

Realmente, não há nada de errado em optar pelo uso exclusivo da gasolina aditivada. A única recomendação de especialistas é para que os consumidores façam a transição de modo gradual, caso tenham se acostumado a abastecer o veículo sempre com o composto comum.

mulher no carro dando joinha com a mão pela janela
É possível optar sempre pelo uso da gasolina aditivada.

A ideia, aqui, está em evitar que ocorra uma “higienização excessiva” e abrupta, podendo remover até mesmo partículas significativamente relevantes para o funcionamento de todo o sistema do combustível.

Experimente, no lugar, abastecer apenas com a gasolina aditivada e comum em outras situações. Após um mês ou dois, você já pode aumentar a frequência até manter o composto no seu pedido ao frentista.

A gasolina aditivada aumenta o consumo?

Não, isso é um mito. Quando observamos os dois componentes, não percebemos muita variação.

E você pode usar esses conhecimentos para tornar as suas viagens seguras e focadas para proteger o seu carro também. Para ficar por dentro de mais dicas úteis como as vistas neste artigo, acesse o nosso blog!

Falar pelo WhatsApp