O mercado automotivo está cada dia mais diversificado, procurando atender as necessidades específicas de cada consumidor. Em alta no momento, a assinatura de carros é uma das muitas maneiras de usufruir a praticidade do automóvel sem precisar se preocupar com a papelada e manutenção que o bem demanda.

A carteira de serviços do mercado automotivo só cresce, desde as formas de aquisição ou uso de um veículo até os serviços complementares, como seguro e manutenção. Nesse novo universo de possibilidades, você não precisa mais ser proprietário de um carro para aproveitar as comodidades de ter um.

O serviço de assinatura de carros surgiu para atender um público mais exigente que procura o conforto e segurança de um carro zero km sem os compromissos de burocracia, revisões, manutenção preventiva e corretiva.

Leia mais: Lei de venda de carros usados particular: você pode estar desprotegido

O que é a assinatura de carros?

A modalidade de assinatura de carros funciona como um aluguel por um período pré-determinado. Além dos gastos com necessidades diárias como combustível, estacionamento e multas, o contratante não precisa se preocupar com mais nada, como manutenções, IPVA, emplacamento e seguro. É só pagar a mensalidade e aproveitar o veículo.

As empresas vêm apostando nessa opção que tem agradado muito ao consumidor que preza por praticidade e tranquilidade e busca formas mais práticas de ter um automóvel. Além disso, o serviço agrada às pessoas que gostam de ter um carro novo com frequência, pois elas não precisam se preocupar com a revenda e desvalorização do veículo.

Esse modelo de contrato surge junto com um novo perfil, muito comum principalmente entre os jovens, que questiona valores tradicionais como pose e propriedade, propondo uma nova lógica de consumo ao mercado. Aqui se prioriza a necessidade de uso, onde mais importante do que ter é usar, menos tempo gasto com atividades burocráticas e mais tempo vivido.

Leia mais: Financiamento de carros para aposentados e pensionistas: como funciona

Como funciona a assinatura de carros?

Basicamente, na assinatura de carros o cliente paga uma mensalidade fixa para utilizar um automóvel zero km a longo prazo. Existem inúmeras opções de assinatura de carros, com diversos modelos de veículos, limite de quilometragem variado e prazos de contratos diferenciados.

Ao contratar o serviço você pode escolher o pacote mais adequado para o seu uso. Tanto o tempo de contrato quanto o limite de quilometragem são flexíveis, variando conforme o uso do contratante.

A assinatura de carros pode ser bem vantajosa financeiramente, principalmente para quem compra carro por financiamento ou então para aqueles que têm o hábito de trocar de veículo em um curto período de tempo. Além disso, ao final da assinatura, não é preciso se preocupar com a desvalorização do carro.

Os valores mudam de acordo com o modelo escolhido. Mas não é só isso que influencia o preço. Existem diferentes planos de quilometragem e de tempo de contrato. Ainda, algumas empresas oferecem um desconto progressivo, que quanto mais tempo o contratante ficar com o veículo, mais desconto ganha na mensalidade. Ou seja, quanto mais tempo você ficar com a empresa, menor será o valor da assinatura.

Qual a diferença entre assinatura de carros, aluguel e leasing?

 

Quando falamos em assinatura e aluguel, ambos se assemelham na forma de contratação, onde o contratante ou locatário paga uma taxa para usar o bem por um tempo pré-determinado, sem o ônus dos tributos e manutenções. Mas, onde os serviços se diferenciam é tanto no tempo de contratação quanto nos modelos disponíveis.

O serviço de aluguel tem foco no cliente que precisa de um serviço ágil por curtos períodos e, na maioria das vezes, a empresa oferece carros usados. Já a assinatura de carros, que surgiu exatamente para suprimir a demanda represada de aluguel, se diferencia por oferecer veículos zero km e contratos mais longos.

Já o leasing é uma modalidade de financiamento de veículos muito comum, por exemplo, nos Estados Unidos, mas pouco utilizada no Brasil. Nessa modalidade, o cliente aluga um carro por um período e paga as mensalidades ao banco. Então, ao final do contrato, há a possibilidade de o condutor comprar o veículo com juros mais baixos. Além disso, é possível renovar o aluguel ou devolver o veículo.

No entanto, na assinatura, na maioria das vezes o veículo não fica disponível para venda ao fim do contrato. Isso porque ele pertence à montadora ou locadora, e o cliente contrata o serviço, mas sem a prerrogativa de compra futura.

Quais são as vantagens desvantagens da assinatura de carros?

Como já falamos, a principal vantagem do serviço de assinatura de carros é poder desfrutar de um veículo zero km sem a preocupação com a papelada que envolve a compra de um carro e os custos com revisões, manutenções, impostos, etc.

Em contraponto, como o veículo não é de sua propriedade, em alguns contratos a empresa pode solicitar o registro para o caso de outra pessoa dirigir o carro. Ou até mesmo proibir o uso por terceiros. Ao ponto que algumas empresas, ou montadoras, não permitem sua contratação por motoristas de aplicativo.

Além disso, as desvantagens da assinatura de carros são: ao final do contrato, não há um veículo na garagem do consumidor. Os motoristas que rodam muito também precisam ficar atentos. Isso porque os planos têm limite de quilometragem.

Leia mais: Quais carros podem ser UBER? Critérios atualizados aqui

Onde você encontra o serviço de assinatura de carros?

Além de empresas especializadas em locação e assinatura de carros, as próprias concessionárias estão começando a oferecer diretamente o serviço.

A Renault oferece o serviço de assinatura de carros On Demand. Nele, é possível locar os modelos Kwid Zen 1.0 e a versão Outsider 1.0, bem como o hatch aventureiro Stepway e o SUV Duster. Além de escolher o modelo, o cliente opta por planos de 12, 18, 20 ou 24 meses.

A Volkswagen foi outra montadora que também adotou os serviços de assinatura. Chamado de Sign&Drive, a marca disponibiliza sua dupla de SUVs, Taos e T-Cross, nas versões Comfortline e Highline.

A Mitsubishi anunciou em maio de 2021 seu novo programa de assinatura de carros, o Mit Assinatura. Disponíveis para toda a linha de veículos Mitsubishi, desde os SUVs Outlander Sport, Eclipse Cross, Outlander e Pajero Sport, até a linha de picapes L200 Triton, os planos de assinatura têm vigência de 12 ou 24 meses e começam em R$ 3.455 mensais, para o Eclipse Cross GLS.

Já a plataforma Flua! reúne modelos das marcas Fiat e Jeep, que fazem parte do grupo Stellantis. No total, são dois SUVs da Jeep e sete carros da Fiat disponíveis em diferentes versões.

Enfim, agora que você já sabe como funciona a assinatura de carros, antes de contratar esse serviço é preciso fazer os cálculos e ver se para você o aluguel vale mais a pena do que a compra. Muitas plataformas oferecem a contratação online, o que vai lhe ajudar muito na procura do contrato ideal para você. Não esqueça de nos contar nos comentários como foi a sua experiência!