Está precisando de uma renda extra ou ficou desempregado? Quatro letras podem resolver seu problema: UBER. Descubra quais carros podem ser UBER e comece a trabalhar ainda hoje!

O transporte por aplicativo chegou para ficar e está contribuindo muito para a melhoria da mobilidade urbana. Além de se tornar uma das melhores soluções em mobilidade, o serviço também aparece como uma das principais alternativas de emprego atualmente. Afinal, a maioria das pessoas pode dirigir pelas plataformas digitais.

Quando falamos em transporte por aplicativo a primeira palavra que vem à mente é UBER, isso porque o aplicativo foi o precursor nesse tipo de serviço e conquistou reconhecimento mundial. Seja pelos usuários ou pelos próprios prestadores, a UBER é a primeira opção e a mais popular em nosso país.

Leia mais: Conheça os melhores carros para trabalhar com aplicativo

O que é UBER?

A UBER é uma empresa de tecnologia que faz a ponte entre o mundo físico e o digital, para que todos possam chegar a qualquer lugar com o simples toque de um botão. Hoje a empresa já se tornou uma plataforma global que oferece soluções cada vez mais amplas e variadas a seus usuários, do transporte de passageiros à entrega de mercadorias.

O que você precisa para ser UBER?

Se tornar uma motorista da plataforma UBER é bem fácil, mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta baixar o aplicativo, se cadastrar e sair dirigindo por aí. Tanto o motorista, quanto o carro precisam atender alguns requisitos da empresa:

Requisitos para os motoristas:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Não apresentar antecedentes criminais;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permanente com a observação “Exerce atividade remunerada – EAR”;

Após reunir a documentação você deve fazer o download do app da UBER e fazer o cadastro no próprio aplicativo. Após enviar seus documentos e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do veículo a UBER fará a verificação de segurança de suas informações para verificar sua elegibilidade na plataforma.

Leia mais: Seguro Automotivo: Confira o que mudou nas normas

Quais carros podem ser UBER?

A UBER oferece categorias diferentes de serviços, logo, para saber quais carros podem ser UBER antes você precisa decidir em qual perfil vai atuar. O critério mínimo básico é que que o veículo não pode ter mais que 10 anos, mas até isso pode mudar nas categorias mais sofisticadas.

A empresa alerta que nenhuma categoria permite o cadastro de táxis, pick-ups, vans e caminhonetes. Assim como também não são aceitos veículos adesivados, plotados, sinistrados e com alteração no sistema de suspensão ou freios.

UBER X

É a versão de entrada do Uber, portanto os critérios para um carro ser aceito são menos restritivos, abrindo possibilidade para um número de motoristas muito maior ingressar nesse mercado de trabalho. Logo, a concorrência também é maior nessa categoria.

Além de seguir as regras das regulamentações locais, o veículo precisa ter quatro portas, cinco lugares e possuir ar-condicionado. Em relação ao ano do carro, a Uber pede que seja no máximo 2008, mas isso muda de acordo com as regulamentações municipais.

Os carros mais comuns nessa categoria são Gol, March, HB20, Kwind, Prisma, Voyage, Cobalt, Versa, entre outros.

Leia mais: Vantagens de ter um carro a gás

UBER Comfort

Nesta categoria, o passageiro seleciona algumas preferências durante a sua viagem, como temperatura e viajar em silêncio. Para adotar a Uber Comfort, o motorista precisa ter um mínimo de 100 viagens e manter uma média de, pelo menos, 4,80 nas suas avaliações.

As cidades de Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina e Porto Alegre aceitam veículos com até 5 anos de fabricação. Já outros municípios podem aceitar carros com até 7 ou 8 anos de fabricação. Quanto às características do carro, elas devem seguir os requisitos: 4 portas, 5 lugares e Ar-condicionado.

Os carros mais comuns desta categoria são City, Fit, Versa, Prisma, Voyage, entre outros.

UBER Black

Uber Black é a categoria premium do aplicativo, o que significa que as tarifas cobradas dos passageiros são muito maiores e, consequentemente, os motoristas acabam faturando mais. Em contrapartida, os custos de manutenção de um carro Black também são maiores.

Sua principal característica são os veículos sedan ou SUV da cor preta e com banco de couro. E ao contrário da Uber X, ela não está disponível em todos os municípios em que a Uber opera.

O motorista precisa manter uma média de avaliações de, no mínimo, 4,85 e pelo menos 100 viagens. Já o veículo, é preciso estar de acordo com os requisitos: veículos com no máximo 6 anos e na cor preta, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branca, 4 portas, 5 lugares ar-condicionado e bancos de couro.

Os carros mais comuns são Civic, Sonata, Azera, Fluence, Fusion, Corolla, entre outros.

Leia mais: 12 carros com a menor desvalorização nos últimos anos

Quais são os melhores carros para Uber em 2021?

Agora que você já sabe quais carros podem ser UBER vamos indicar alguns modelos que são mais populares entre os motoristas. Se você está preocupado com o custo de adquirir um veículo para começar a trabalhar, saiba que a empresa permite e até oferece parcerias com serviços de aluguel de carros.

RENAULT SANDERO

O Renault Sandero é um dos veículos mais populares entre os motoristas de aplicativo. Isso se dá pela sua distância de entre-eixos de 2,59 metros. Isto garante um bom espaço para os passageiros que vão no banco traseiro.

FORD KA

A versão sedã 2021, com motor 1.5 de 110 cv, em especial, oferece mais espaço no porta-malas que o hatch, com 445 litros de capacidade. A estimativa de consumo é de 11,5 km/l na cidade se abastecido com gasolina, valor que desce para 7,9 km/l com etanol.

CHEVROLET ONIX PLUS 1.0 TURBO

O Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo é uma ótima opção para quem quer aliar tamanho e consumo. Isto porque se trata de um Sedan Compacto, o que lhe dá mais espaço que os veículos anteriores. Porém, abastecido com gasolina, o modelo é capaz de rodar 12 km/l nas cidades e 15 km/l nas estradas.

Bom, agora que você conhece quais carros podem ser UBER e se você tem um carro à disposição e preenche os requisitos da Uber, não há dúvidas que este trabalho pode valer a pena. Não esqueça de nos contar nos comentários como foi sua experiência com a UBER!