Não é de hoje que o carro deixou de ser artigo de luxo para se tornar necessidade básica para os brasileiros. Segundo dados do DENATRAN, com o aumento da frota na última década, o país já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. Há dez anos, a proporção era de 7,4 habitantes por carro. Isso significa que metade das casas brasileiras tem um carro na garagem para uso pessoal, segundo IBGE. E não à toa que a categoria que mais vende é dos carros populares.

Ferramenta de trabalho, meio de transporte ou mesmo luxo do final de semana, o automóvel está cada dia mais presente nos lares e na vida dos brasileiros. E mesmo diante do inseguro cenário econômico atual, a indústria automobilística brasileira vai retomando o desempenho dos anos anteriores. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 1.006.685 unidades de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre de 2021. Nos seis primeiros meses de 2020 o número foi 763.222, uma elevação de 31,9%.

Vamos conhecer o ranking dos carros populares mais vendidos em 2021?

Leia mais: 12 carros com a menor desvalorização nos últimos anos

10° Volkswagen Polo 

Em sua sexta geração, o Volkswagen Polo é o hatch da marca alemã destinado a concorrer com Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Conforme anunciado, o modelo de entrada do Polo se apresenta no mercado assumindo o papel de representante da marca entre os carros populares.

Desde as versões de entrada, o Polo 2022 conta com itens como: direção elétrica, assistente de partida em rampa, aviso sonoro de não utilização do cinto de segurança para a primeira fila, ar-condicionado, computador de bordo, controle de estabilidade e tração e bloqueio eletrônico do diferencial, suporte de smartphone e volante multifuncional.

9º Volkswagen Voyage

O Volkswagen Voyage 2021, sedan compacto lendário da montadora, se tornou um dos carros populares da montadora e atualmente é comercializado em duas versões, a 1.0 com câmbio manual e a 1.6, com opções de câmbio manual ou automático.

O modelo é bastante modesto em equipamentos, disponível apenas na versão de entrada equipada com suporte para telefone celular Dock Station, ar condicionado manual, direção hidráulica, computador de bordo, volante padrão e espelhos retrovisores manuais.

8º Fiat Uno

Lançado no Brasil em 1984, o compacto da marca italiana chega à linha 2021 sem alterações em relação ao ano anterior se apresentando nas versões: Attractive 1.0 Flex, Drive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex e Way 1.3 Flex. Todas as versões possuem câmbio manual e apresentam como principais itens de série: ar-condicionado, banco traseiro rebatível, faróis com máscara negra, tomada 12 volts, travas elétricas, airbag duplo, ABS com EBD.

7º Chevrolet Onix Plus

Outro modelo sedan que figura entre os carros populares, o Onix Plus tem uma gama bem completa para oferecer ao consumidor desde uma versão mais simples a um modelo sofisticado, dotado de equipamentos normalmente encontrados em categorias superiores. Em 2021 a marca aposta na conectividade sendo o único da categoria com Wi-Fi nativo, além de carregador, sem fio e Easy Park.

6º Renault Kwid

O Renault Kwid une o design de SUV às melhores características de um compacto: a economia e a praticidade. E por isso leva o título de SUV dos compactos. O Kwid é uma das maiores apostas da Renault nos últimos tempos na América Latina. O modelo 2022 chega com quatro versões: Life, Zen, Intense e Outsider, todos equipados com motor 1.0 mais potente.

Desde a versão de entrada, o modelo vem com um bom pacote de itens de segurança: quatro airbags, aberturas internas no compartimento de bagagem, avisos visuais e sonoros para cintos de segurança do motorista não utilizados e bancos traseiros rebatíveis.

Leia mais: Melhores carros para trabalhar com aplicativo

5º Volkswagen Gol

Um dos carros populares mais tradicionais no país, o Volkswagen Gol é fabricado desde o início da década de 1980 e segue no mercado nacional. A linha 2022 do hatch já pode ser adquirida nas conhecidas opções 1.0 manual, 1.6 8V manual e 1.6 16V automática.

Desde a versão de entrada o Gol 2022 conta com: alerta de frenagem de emergência pelo pisca-alerta, alerta de uso do cinto do motorista, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, limpador, lavador e desembaçador traseiro, direção hidráulica, faróis com máscara negra, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, suporte para celular e bancos revestidos em tecido.

4º Fiat Mobi

O carro, que compartilha plataforma, motor e transmissão com o lendário Fiat Uno, tem como concorrentes diretos o já mencionado Volkswagen Up! e o Renault Kwid. O Mobi acabou por ter apelo no preço, na economia de combustível que entrega ou como o primeiro carro de muita gente, mas o pouco espaço interno e o porta-malas diminuto o tornam um modelo pouco amigo de famílias. Não é raro ver o subcompacto como escolha de frotistas.

Para a linha 2022, o subcompacto chega ao mercado com as versões Easy, Like e Trekking, todas com motor 1.0 75/73 cv e 9,9/9,5 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de cinco marchas.

3º Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix é um hatchback compacto de 5 portas apresentado no Salão do Automóvel de 2012. Considerado espaçoso e confortável, o modelo oferece os motores 1.0 e 1.4 e baixo consumo de combustível. Um dos fatores de seu sucesso entre os carros populares provavelmente foi a oferta da central multimídia MyLink, um item de grande demanda entre seus clientes.

Totalmente reformulado, o novo Onix 2022 apresenta, em todas as suas versões, carroceria mais segura e rígida. Além disso, até mesmo recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP. Saindo de fábrica com seis airbags, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração e Isofix (a partir da versão de entrada).

Leia mais: Vale a pena ter um carro a diesel?

2º Fiat Argo

Concorrente direto do Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o Fiat Argo, lançado pela Fiat em 2017, recebeu suas primeiras modificações visuais em 2020. O veículo é oferecido em duas motorizações: três-cilindros 1.0 de 77 cv e 10,9 kgfm; quatro-cilindros 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm. Todas elas gerenciadas pela caixa manual de cinco marchas.

Toda a linha já sai de fábrica com o que se espera de um carro dessa categoria. Desde a 1.0, o Argo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica, chave tipo canivete com telecomando das portas, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, volante com ajuste de altura e limpador/lavador/desembaçador traseiros.

1º Hyundai HB20

No topo da lista de carros populares mais vendidos em 2021 temos o Hyundai HB20. O modelo chegou por aqui no ano de 2012. Na ocasião, para concorrer com carros como: Volkswagen Gol, Ford Ka, Fiat Palio, Renault Sandero, Peugeot 207 e outros.

O modelo está em sua segunda geração, na linha 2022, o hatch pode ser adquirido nas versões Sense, Vision, Evolution Bluelink, Sport Bluelink, Platinum Bluelink e Platinum Plus Bluelink. Os motores disponíveis são 1.0 aspirado de 80/75 cv e 1.0 turbo de 120 cv. As transmissões são manual de cinco marchas ou seis marchas e automática de seis marchas.

Esses são os carros populares mais vendidos no país ainda neste ano. Continue nos visitando para mais novidades e informações do mundo automobilístico.