Ícone
Ícone

10 carros mais baratos na FIPE 2022

Descubra aqui quais são os carros mais baratos segundo a tabela FIPE no começo deste ano de 2022.

O mercado de automóveis foi duramente impactado pela pandemia de covid-19, sofrendo reajustes médios de 25% em todos os modelos, sejam eles novos, seminovos ou usados. Se, em 2019 você conseguia adquirir um carro popular zero por cerca de 35 mil reais, em janeiro de 2021, o preço já havia subido para algo em torno de 38 mil reais. Agora, em 2022, é impossível encontrar modelos novos por menos de 50 mil reais.

Falta de insumos como aço, borrachas, pneus, plásticos, semicondutores, atrasos de fretes, falta de contêineres, lockdowns e voos cancelados são os principais fatores apontados como responsáveis pela diminuição na produção de carros novos e, consequentemente, o aumento dos preços. Tudo resultado da crise sanitária que assolou nosso planeta nos últimos dois anos.

A falta de materiais fez o preço da pouca matéria-prima disponível em estoque disparar para minimizar o prejuízo das fabricantes desses componentes. Menos matéria-prima e valor mais alto resultaram em menor produção e maior gasto para as montadoras. O que logicamente se refletiu no preço final dos carros que dispararam mês após mês, tornando os carros mais baratos cada dia mais escassos.

Por conseguinte, como não haviam carros novos em quantidade suficiente disponíveis no mercado, a demanda por veículos usados aumentou, elevando o custo médio de um seminovo ou usado em cerca de 30%. Logo, os usados, que por tradição eram carros mais baratos, chegaram a ter seus valores absolutos maiores que a tabela dos zero-quilômetro, por exemplo.

E ainda não podemos esquecer que a desvalorização do real, moeda brasileira, em relação ao dólar, que contribuiu significativamente para o aumento de preço tanto dos materiais quanto dos próprios modelos que não são produzidos no país…

Leia mais: Carros financiados com zero de entrada em SC? Veja se é possível aqui

10 carros mais baratos na FIPE 2022

Adquirir um veículo novo pode parecer impossível nesse cenário de crise, por isso vamos te ajudar relacionando os carros baratos segundo a tabela FIPE em 2022:

10° Chevrolet Onix R$ 69.920

Ranqueando sempre entre os líderes de vendas no território nacional, o Chevrolet Onix oferece um design bem resolvido, bom espaço interno, confiabilidade da marca e bons equipamentos.

Seu motor é um três cilindros, com 1.0 litros, sendo oferecido em opções aspirada – de até 82 cv de potência e 10.6 kgfm de torque – ou turbo – 116cv e 16,8 kgfm, de acordo com sua versão. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 velocidades.

9° Fiat Grand Siena R$ 69.125

Lançado no mercado brasileiro em 2012 para substituir o Siena, o Fiat Grand Siena 2021 faz parte da antiga geração de carros da marca italiana no país, ao lado de modelos como o Uno.

O Fiat Grand Siena traz sob o capô os motores apenas duas opções de motor 1.0 Fire Evo e 1.4 Fire Evo, ambos flex. O 1.0 rende 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque com etanol ou 73 cv e 9,5 kgfm com gasolina. Já o 1.4 entrega 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol. A única opção de transmissão é manual de cinco marchas.

8° Fiat Uno R$ 68.695

O modelo Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. Na linha 2021, o compacto da marca italiana se apresenta nas versões: Attractive 1.0 Flex, Drive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex e Way 1.3 Flex. O modelo oferece dois tipos de motor: 1.0 Flex de 77 cv e 10,9 kgfm de torque e 1.3 Firefly Flex  de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Todas as versões possuem câmbio manual.

Leia mais: Conheça os carros populares mais vendidos no Brasil

7° Hyundai HB20 R$ 68.225

Lançado no Brasil em 2012, o hatch compacto Hyundai HB20 ganhou uma segunda geração em 2019. Mantendo a mesma plataforma anterior, o carro passou a ter um visual bem diferente e incorporou algumas novas tecnologias para o segmento, como a frenagem autônoma de emergência.

Os motores disponíveis são 1.0 aspirado de 80/75 cv e 1.0 turbo de 120 cv. As transmissões são manual de cinco marchas ou seis marchas e automática de seis marchas.

6° Volkswagen Gol R$ 65.231

Apresentado em 1980, o Gol se tornou líder de mercado em 1987. Ficou no primeiro lugar pelos 27 anos seguintes, o que fez dele o primeiro carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades e o modelo mais vendido da história do país.

O VW Gol é vendido em versão única na linha 2022, equipada com um três-cilindros 1.0 de 75/82 cv (gasolina/etanol) com câmbio manual de cinco marchas.

5° Volkswagen Fox R$ 64.120

Quase revolucionário quando foi lançado em 2003, o Fox montado em São José dos Pinhais (PR) usava fibras de plantas nativas da Amazônia em alguns revestimentos e foi o primeiro modelo nacional 1.0 flex.

O Fox 2022 oferta uma série de itens que não estão disponíveis nos concorrentes ou são ofertados como opcionais. Isso inclui faróis de neblina, rodas de liga-leve, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos elétricos, entre outros. O motor 1.6 8V entrega um desempenho aceitável, disponível em todas as versões do Fox.

Leia mais: Saiba quais são os 12 carros com a menor desvalorização nos últimos anos

4º Fiat Mobi R$ 59.190

O Fiat Mobi foi lançado no Brasil em 2016 e segue em sua na primeira geração. Para a linha 2022, o subcompacto chega ao mercado com as versões Easy, Like e Trekking, todas com motor 1.0 75/73 cv e 9,9/9,5 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de cinco marchas.

3º Chevrolet Joy R$ 54.200

O conjunto de equipamentos do Joy é formado por motor 1.0 de quatro cilindros e câmbio manual de seis marchas, ar condicionado, direção elétrica, alarme, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiros, vidros dianteiros e travas elétricos, regulagem de altura do farol e chave tipo canivete.

2° Ford Ka R$ 52.694

O Ford Ka chegou ao Brasil em 1997, atualmente o modelo apresenta dois motores bem modernos, um 1.0 de três cilindros e até 85 cavalos de potência, e o outro é um 1.5 de até 136 cavalos, ambos entregando um bom desempenho.

1° Renault Kwid R$ 50.240

O Renault Kwid chegou à linha 2023 renovado.  O SUV dos compactos, como é chamado por sua fabricante, ganhou seu primeiro facelift, teve o motor ajustado e está mais equipado. O motor 1.0 SCe agora rende 68/71 cv (gasolina/etanol).  Além de ficar mais potente e, consequentemente, melhorar o desempenho do Kwid, o motor ainda está mais econômico.

Leia mais: Financiamento de carros para aposentados e pensionistas: como funciona

Esses são os carros mais baratos segundo a tabela FIPE 2022, gostou de algum modelo? Nos visite para conhecer seu próximo carro!

 

Falar pelo WhatsApp