Ícone
Ícone

Carros populares: como eram os primeiros do Brasil?

Imagem de carros do modelo Escort Hobby

Você tem curiosidade em saber como eram os primeiros carros populares do Brasil? 

Para você aprender mais sobre a história do mundo automotivo, criamos este artigo exclusivo. 

Continue a leitura e entenda mais sobre os modelos que marcaram as ruas no Brasil. Assim, fica mais fácil identificar o que era tão bom e o que serviu de inspiração para os dias atuais

Confira!

Relembre alguns dos primeiros carros populares no Brasil

Conforto x funcionalidade. Estilo x exibicionismo. Como eram os primeiros carros populares no Brasil? A seguir, você vai encontrar todas as respostas para esta pergunta a partir de modelos históricos que rodaram nas principais vias do país.

DKW Vemaguet

Na imagem temos o carro DKW Vemaguet
Foto: Reprodução

O DKW Vemaguet — ou, como se pronuncia: “dêcavê” — teve o seu apogeu entre as décadas de 1950 e 60. Todo produzido nacionalmente, o modelo tinha esse caráter como diferencial, o que agregou vantagens com relação ao seu preço.

A simplicidade em sua composição também favoreceu a popularidade do veículo. Sua vida útil, contudo, não foi tão longa. Em 1967, o “Pracinha” parou de ser produzido por conta do sucesso global do Volkswagen.

Curiosidade: a DKW e outras empresas incorporadas deram origem à Audi. E o símbolo da montadora (as quatro argolas) remete às empresas que se uniram para a sua criação, são elas:

  • Audi;
  • DKW;
  • Horch;
  • Wanderer.

Willys Gordini

Na foto temos o carro Willys Gordini
Foto: Christian Castanho/Quatro Rodas

Mais uma marca nacional que ajudou a alavancar os primeiros carros populares do país: o Gordini. Seu desenho era idêntico ao Renault da época, mas sob licença de uso.

Um ponto interessante é que o modelo era simples e com bom desempenho — fazia cerca de 16 km/l na cidade. Mas sua vida útil não se estendeu para além da década de 1970: a marca, Willys Overland, foi incorporada a outra montadora e deixou de existir.

Simca Chambord

 

Imagem do carro Simca Chambord
Foto: Marco de Bari/Quatro Rodas

Dependendo da sua idade, você já deve ter ouvido (e cantado junto com Marcelo Nova) a canção “Simca Chambord”, do Camisa de Vênus.

Acontece que o hit da banda baiana acompanhou o próprio sucesso do veículo que se tornou, inclusive, um xodó dos taxistas brasileiros.

Era um sedã confortável e que ditou o caminho de modelos que viriam, como o Monza e o Corolla. Não à toa, marca seu lugar de carinho como um dos primeiros carros populares do Brasil.

Leia também: 10 Carros mais baratos em FIPE 2022

Volkswagen Fusca

Imagem de um carro modelo Fusca
Foto: Divulgação/Volkswagen

O Volkswagen Fusca dispensa apresentações porque foi um sucesso absoluto entre as décadas de 1960 a 80.

No Brasil, ele foi descontinuado em 1986, mas a decisão não durou muito. Sete anos depois, a produção nacional foi retomada, tornando-o um clássico atemporal e digno de coleções dos entusiastas por automóveis.

Hoje, ele ainda é figurinha carimbada de eventos dessas relíquias automotivas. E ganhou, inclusive, roupagem nova ao longo dos últimos anos. Mas nem de longe repetiu o sucesso que colocou-o em tanto destaque — inclusive, na cultura pop. Quem é que não se lembra do filme “Se meu Fusca Falasse”?

Ford Escort Hobby

Imagem de carros do modelo Escort Hobby
Foto: Ford/divulgação

A Ford encontrou um modelo à altura para fazer frente a popularidade do Volkswagen Gol 1000: O Escort Hobby. O carro fez grande sucesso, ao longo da década de 1990 por conta do seu design esportivo e alta performance. Alguns exemplos de funcionalidade do veículo:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 19,9 segundos;
  • Velocidade máxima de 142 km/h.

Sua vida útil também não foi muito longa, contudo. Em parte, por conta da alta concorrência do mercado que teve início na virada do século 20.

Leia a seguir: 8 Carros para quem gosta de viajar pegando a estrada

Volkswagen Gol 1000

E por falar no Volkswagen Gol 1000, é impossível falar dos primeiros carros populares do país sem mencioná-lo. Afinal de contas, mesmo nos modelos seguintes, este veículo permanecia entre os mais vendidos do Brasil.

Não à toa, é mais um modelo que figura nas coleções de relíquias. E existem, inclusive, eventos dedicados ao automotivo até hoje.

Chevrolet Chevette Junior

Imagem do veículo modelo Chevette Junior
Foto: Divulgação

Antes do Corsa chegar ao mercado com bastante alarde, em 1994, o Chevrolet Chevette Junior fez sua aparição. Foi em 1992 por meio de uma versão atualizada do veterano Chevette, mas com diferenciais, como um motor 1.0 que foi desenvolvido a partir dos modelos 1.4 do seu antecessor.

Fiat Uno Mille

Imagem do carro Fiat Uno Mille
Foto: Divulgação

Que tal mais um incrível modelo que fez história no país? Finalizando nossa lista com os primeiros carros populares do país, o Fiat Uno Mille.

Ele chegou ao mercado no ano de 1990 e marcou uma geração inteira. Nas décadas seguintes, inclusive, novas versões foram pensadas, mas não repercutiram da mesma forma.

Mesmo assim, era um veículo de alta versatilidade e bastante economia. Ainda mais, em comparação com o Fiat Uno S, pois o modelo buscava ainda mais acessibilidade.

E, hoje em dia, você deve imaginar que os primeiros carros populares do Brasil são apenas relíquias, certo? Mas é sempre interessante observar como a história se moldou a partir desses automóveis. O que temos no mercado, atualmente, é justamente uma evolução ininterrupta.

Por falar em história e conhecimento, que tal ir além do que foi visto neste artigo? Para isso, basta acessar o blog da Pemavel e ficar por dentro de mais conteúdos sobre o universo automotivo.

Falar pelo WhatsApp