Você sabe como limpar o ar condicionado do carro? Além dos serviços especializados, você mesmo pode tomar algumas atitudes que ajudam na manutenção do equipamento.

Ter um carro com ar condicionado é um luxo necessário em muitas regiões do nosso país. Com as variações de temperatura, indo de um extremo ao outro em cada estação, o ar condicionado pode nos ajudar até a proteger a nossa saúde. Mas, se não estiver com a manutenção em dia, o equipamento pode até ser mais um risco do que um aliado. Por isso é importante saber como limpar o ar condicionado do carro e a periodicidade que a limpeza deve ser realizada.

Se você só se lembra do ar condicionado nos dias de muito calor pode ser que acabe tendo uma surpresa desagradável na próxima vez que ligá-lo. Isso porque o equipamento precisa de alguns cuidados e manutenção e, principalmente, de uso! Você deve se preocupar muito com a higienização do ar condicionado, tanto para o bem estar no aspecto da saúde e respirar um ar limpo, como para garantir a manutenção e a qualidade do seu funcionamento.

O acúmulo de sujeira nos dutos do ar-condicionado ao longo do tempo torna o ambiente ideal para proliferação de fungos e bactérias. E é esse ar que você respira toda vez que ligar o aparelho no carro. Por isso é importante que você saiba como limpar o ar condicionado do carro. Também porque a higienização do aparelho ajuda a evitar o ressecamento das vias aéreas, diminui o risco de transmitir doenças graves, melhora a eficiência do equipamento e reduz gastos com manutenção.

Leia mais: Veja os cuidados que você deve ter com seu carro no período de chuvas

Como limpar o ar condicionado do carro: passo a passo

Aprender a como limpar o ar condicionado do carro não é uma tarefa difícil, já que há uma boa variedade de produtos disponíveis no mercado, e muitos deles até dispõe do tubo aplicador para facilitar a limpeza.

1° PASSO: SECAR OS DUTOS DE AR

Para limpar o sistema do ar condicionado o primeiro passo é remover a umidade dos dutos. Para fazer isso, pare o carro, mas deixe o motor em funcionamento e ligue o ar quente (não o ar-condicionado) e deixe o sistema funcionar na velocidade máxima por um minuto. Faço isso periodicamente para ajudar a manter os dutos de ar completamente secos. Lembrando que a umidade é uma das principais vilãs causadoras de mau cheiro.

2° PASSO: ATIVAR A CIRCULAÇÃO INTERNA

Para uma limpeza mais completa, depois de deixar o ar quente agir por um minuto, baixe a temperatura e ligue o ar-condicionado em si. Nesse momento, acione também a recirculação de ar na cabine. Isso ajudará o produto bactericida (que será adicionado em seguida) a circular por todo o interior do automóvel.

Aliás, essa função de recirculação interna do ar deve ser desativada de tempos em tempos, isso porque o ar precisa de renovação. A função é ideal para situações de muita poluição ou poeira, mas numa viagem ou no trânsito em locais abertos é recomendado a troca de ar com meio externo.

Procure também abrir as saídas de ar do painel para ajudar que o bactericida circule pelos dutos e interior do carro. Certifique-se de que todas as janelas estejam fechadas!

3 ° PASSO: APLICAR O PRODUTO BACTERICIDA

Depois de remover a umidade, você deve aplicar um produto descontaminante para infestações bacterianas, fúngicas e de ácaros. Você pode comprá-lo em qualquer loja especializada em peças de automóveis.

Então, pegue o bactericida, coloque-o no chão do carro, do lado do passageiro. Pressione-o por meio minuto ou de acordo com as instruções do pote do produto, tentando não respirar. Você pode usar uma máscara protetora.

Logo em seguida, saia do carro e feche as portas. Quando o produto tiver acabado, entre no veículo e desligue o ar-condicionado. Antes de usar seu carro, ventile bem, deixando portas e janelas abertas durante pelo menos meia hora. Detalhe: depois desse procedimento, é preciso manter o ar quente ou o ar-condicionado desligados por 5 minutos.

Alguns produtos podem exigir o uso de um umidificador de ar, mas o funcionamento é basicamente o mesmo dos produtos que fica circulando dentro do sistema de ar condicionado.

Leia mais: Como identificar problemas no sistema de suspensão?

Como limpar o ar condicionado do carro: periodicidade

Você deve limpar o sistema de ar condicionado de seu carro a cada seis meses. Isso evitará o acúmulo de sujeira e bactérias que podem causar mau cheiro ou mesmo danificar o sistema de ar condicionado. É também um prazo razoável para garantir que a sujeira não esteja acumulada em excesso de forma a aumentar o consumo de combustível e baixar a eficiência do ar condicionado.

Além da limpeza periódica, o carro também dá alguns sinais de que está precisando de uma higienização no ar condicionado. Mau cheiro, problemas respiratórios e dificuldade de ventilação são sintomas de um equipamento que está precisando de cuidados.

Em se tratando de mau cheiro, a melhor maneira de remover o odor dos carros é usar um limpador que use enzimas. As enzimas presentes nos limpadores além de eliminarem os odores na fonte, matam completamente o material da substância malcheirosa e, portanto, impedem o mau cheiro. Evite produtos de limpeza doméstica comuns, já que a maioria não tem enzimas, sendo apenas perfumado, o que somente disfarça o cheiro e não atua na fonte do problema.

Ao realizar regularmente a limpeza do ar condicionado do carro você estará impedindo ou amenizando as falhas desse componente dos automóveis. A vantagem é que, além de gerar menos custos para o proprietário, esse tipo de manutenção faz com que o ar-condicionado opere com seu máximo desempenho.

Investir na manutenção preventiva é economizar numa manutenção corretiva, que sempre pode ter um custo maior e levar mais tempo… Fora que consertos podem ser bastante caros, enquanto as manutenções preventivas são realizadas de acordo com a quilometragem ou com o tempo de uso do ar-condicionado veicular. Sendo assim, é fácil se planejar e encaixá-las no orçamento.

Leia mais sobre: Sistemas de Freio: guia completo com tudo o que você precisa para não ter problemas

Agora que já explicamos como limpar o ar condicionado do carro conte nos comentários como foi a sua experiência!