Você já ouviu falar do Latin NCAP? Então, vamos te explicar. O Latin NCAP nada mais é do que um programa de segurança veicular que analisa a proteção oferecida por carros vendidos na América Latina e no Caribe. Os modelos passam por uma série de testes de colisão e recebem notas que variam de zero a cinco estrelas. E é com base nesse programa que falaremos hoje sobre os 7 carros mais seguros do Brasil.

Sabemos que comprar um carro exige uma avaliação minuciosa de vários itens e a segurança deve ser a primeira delas. Muitos motoristas ainda optam por modelos mais simples por conta da economia, mas acidentes de percurso acabam acontecendo, provando que as vezes o barato pode sair ainda mais caro. Além, claro, de colocar vidas em risco constante. Por isso, é importante ficar de olho em carros mais seguros.

Em 2014, no Brasil, foi sancionada uma lei que torna obrigatória a presença do sistema de freios ABS e airbag frontal em todos os veículos novos comercializados e fabricados no país. Mais de 50 carros já foram testados pela Latin NCAP desde 2010 e, graças a esses testes, foi criado um ranking dos carros mais seguros do Brasil.

No teste de 2019, os automóveis foram submetidos a impactos frontais e laterais. Com o impacto são observados o nível de equipamentos de segurança e a presença ou ausência de avisos para o uso correto dos dispositivos.

Leia também: Saiba como comparar carros com essas dicas

Conheça abaixo quais são os carros mais seguros do Brasil de acordo com a Latin NCAP:

1 –  Volkswagen Virtus

Ocupando a primeira posição no Ranking do Latin NCAP, o Virtus levou nota máxima em crash test. Por isso, ele está no topo da lista dos carros mais seguros do Brasil. O modelo levou cinco estrelas para proteção tanto de adultos quanto de crianças. Os airbags frontais e laterais, assim como o de tórax, demonstraram proteção aos passageiros boa ou adequada nos testes realizados. A estrutura do veículo durante os testes foi considerada estável.

O Virtus também recebeu um prêmio do Latin NCAP, que é dado aos veículos que possuem sistema de frenagem autônoma. Ou então para aqueles que levam em consideração, no projeto da dianteira, a redução dos casos de atropelamento.

2 – Mitsubishi Eclipse Cross

carros mais seguros do brasil

Entre os carros mais seguros do Brasil está esse SUV que é um dos queridinhos dos motoristas. O Eclipse Cross tem um tamanho médio para um SUV e recebeu cinco estrelas pela proteção dos adultos. Já na categoria proteção das crianças, ele ganhou três estrelas de acordo com a avaliação da Latin NCAP. Um dos motivos que fez o Eclipse Cross não ganhar mais do que três estrelas na proteção infantil foi a inexistência de um dispositivo que desative o airbag do passageiro. Uma pena, porque realmente é um dos carros mais seguros do Brasil.

3 – Chevrolet Cruze

carros mais seguros do brasil

Produzido na Argentina, esse sedã ganhou quatro estrelas na proteção e adultos e também de crianças. O carro teve sua estrutura considerada como estável de acordo com a avaliação da Latin NCAP e também foi considerado um dos carros mais seguros do Brasil, mesmo tendo a proteção do tórax do motorista considerada de baixo nível.

Leia também: Tire todas suas dúvidas sobre a nova placa Mercosul e descubra se você precisa trocar

4 – Fiat Toro

carros mais seguros do brasil

O Fiat Toro levou quatro estrelas nas proteções de adulto e criança de acordo com a avaliação dos carros mais seguros do Brasil. Um dos pontos negativos foram os airbags laterais, que não existem no carro e, por isso, não cumpriram seu papel no impacto lateral. A proteção de tórax do motorista também não foi considerada boa.

5 – Onix

O Chevrolet Onix levou três estrelas tanto da proteção de adulto quanto na infantil na avaliação dos carros mais seguros do Brasil. O compacto não possui airbag lateral em nenhuma de suas versões. Por isso, apresentou proteção fraca em impacto lateral de adulto. A segurança das crianças teve como ponto fraco a sinalização Isofix fora do padrão e também a falta de dispositivo para desativar o airbag do passageiro. Se você é exigente com itens de segurança no seu veículo, talvez o Onix deixe um pouco a desejar.

6 – Sandero

Na avaliação dos carros mais seguros do Brasil de 2018, o Renault Sandero ganhou apenas uma estrela na proteção de adulto. Já na proteção de criança ele obteve três estrelas. A estrutura do Sandero foi a responsável pela nota baixa, pois foi considerada instável para seu modelo. Em relação a proteção do tórax do motorista, os testes deram como resultado “pobre”, tanto no impacto frontal como lateral.

Leia também: Álcool ou Gasolina? Saiba qual a melhor opção para abastecer o seu carro

7 – Nissan March

O modelo levou uma estrela para proteção adulta e duas para proteção infantil de acordo com a avaliação do Latin NCAP. O compacto da marca japonesa foi considerado “instável” por conta de sua estrutura. A proteção para tórax e joelho do banco da frente foi considerada baixa. A proteção infantil, o carro não teve bom desempenho de alguns assentos recomendados, além da ausência do Isofix.

Agora que você já sabe quais são os carros mais seguros do Brasil, é importante entender também que a sua segurança pode ser ainda maior. Grande parte dos veículos brasileiros não conta com a proteção do seguro de automóvel, sabia? Isso porque, há a percepção de que o seguro é um produto caro. O que não é necessariamente verdade, pois existem opções bem mais baratas para o motorista. Então, depois de ver a nossa lista dos carros mais seguros do Brasil, não deixe também de pensar em adquirir um seguro para o seu carro, afinal, toda proteção é pouca quando se trata de velocidade e automóveis.

Leia também: Quais são os carros com seguro mais barato

Se você quer conhecer algum desses carros mais seguros do Brasil, não deixe de dar uma passadinha em nossa loja e agendar um test drive. Temos opções que, além de muita segurança, proporcionam conforto para você e para sua família. Se você gostou da nossa lista dos carros mais seguros do Brasil de acordo com a Latin NCAP, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e ajude todo mundo a se manter ainda mais seguro no trânsito.