Ícone
Ícone

Crossover: história, definição e vantagens

Crossover é um termo relativamente novo, mas muito em alta no universo automotivo. Você sabe o que é crossover? Venha conhecer essa categoria!

O crossover conquistou o coração dos brasileiros e hoje já está estabelecido com um segmento do mercado automotivo com agenda reservada nos calendários de lançamentos.

O que é crossover?

Do inglês, crossover significa cruzamento, o que pode gerar algumas dúvidas quanto a sua aplicação, mas um crossover nada mais é do que o cruzamento de estilos de carroceria. Ou seja, é uma junção de características de carros diferentes em apenas um.

O crossover pode combinar dois ou mais tipos de estilos de qualquer modelo de carro. De forma que um veículo não precisa nem parecer um utilitário para receber a classificação de crossover. Os últimos lançamentos de crossover estão combinando a base de carros de passeio menores com características de modelos fora de estrada, por exemplo.

Leia mais: Entenda a diferença entre motor 1.0 e 1.6

Crossover ou SUV?

Aliás, enquanto boa parte das pessoas pensa que um crossover é necessariamente um SUV, o que já esclarecemos que não é obrigatoriedade. A maioria dos modelos chamados de SUV no Brasil e no mundo, é que na verdade são crossovers sem espaço para qualquer contestação…

Isso porque para ser classificado como SUV o veículo precisa ser equipado obrigatoriamente com tração nas quatro rodas. Como o foco do SUV reside no desempenho no fora-de-estrada, a suspensão elevada torna-se uma característica funcional importante.

O que resulta na elevação da posição de dirigir, semelhante a de caminhões e vans, e acaba comprometendo o desempenho em alta velocidade. E ainda, torna a suspensão dura e desconfortável para uso normal, a fim de atingir a resistência e desempenho necessários para o off-road.

A principal característica para diferenciar um crossover de um SUV é a forma como a carroceria foi construída. A carroceria de um crossover é feita em uma estrutura monobloco, derivada de veículos médios ou compactos. Já o veículo SUV, por sua vez, tem o chassi baseado em caminhonetes. Enquanto a estrutura dos crossovers é monobloco, as de um SUV podem ser: chassi de longarinas, chassi rígido e plataforma de picapes.

Leia mais: Veja aqui tudo o que precisa saber sobre o câmbio automático

Quais são as características de um Crossover?

Para saber identificar o que é crossover você precisa conhecer as características que o definem enquanto um segmento. 

VARIAÇÃO DE CARROCERIAS

Já que é comum adotar expressões da língua inglesa, podemos dizer que um crossover é um mashup, uma mescla de tipos de carrocerias, como a combinação de um SUV com hatch. Ou um sedã com uma pick-up. Quer mais? Outro exemplo seria uma minivan com SUV. Os cruzamentos dependem de cada modelo específico. Enfim, para creditar um veículo como crossover, precisa ter dois ou mais tipos de carroceria.

ESTRUTURA MONOBLOCO

Como já falamos, outra característica que define um crossover é a estrutura monobloco. Falar em estrutura monobloco significa dizer que a carroceria do carro é formada por uma peça única. Ou seja: o assoalho, as laterais e o teto formam uma estrutura só. 

A vantagem de ser monobloco é a diminuição do peso do automóvel, o que deixa ele mais dinâmico. Logo, essa estrutura é, na maioria dos casos, encontrada em carros de passeio.

ALTURA

Outra característica que agrada os consumidores do segmento de crossovers é a altura elevada dos modelos. Atributo comum ao SUV, o crossover pode transportar essa característica, na hipótese de uma das carrocerias ser de um utilitário. A altura elevada proporciona uma melhor visão do trânsito.

TRAÇÃO

Aqui também temos um ponto onde crossovers e SUVs se diferenciam. Enquanto a SUV é tracionada nas 4 rodas, o crossover não costuma ser 4×4, apresentando apenas tração dianteira. Por ser pesado, caro e consumir mais combustível, o conjunto 4×4 se torna desnecessário. 

Uma das vantagens dos crossovers é apresentar acessórios off-road não funcionais – podendo ligar apenas em momentos oportunos, como nas estradas de terra e lama. Inclusive, sendo o caso da tração 4×4 presente em alguns modelos, com uso acionado quando necessário.

CAPACIDADE DE CARGA

A carroceria reforçada dos crosssovers faz com que os modelos aguentem uma boa quantidade de carga. Inclusive, existem versões com capacidade de transportar acima de mil quilos, com combustível movido a diesel, porém, são exceções entre os modelos. Entre os crossover, costuma-se ter veículos mais econômicos por sua estrutura interna ser semelhante a de um carro comum. 

CONFORTO

Mesmo com atributos off road, o crossover consegue oferecer conforto ao motorista e aos passageiros. O espaço interno é bastante versátil e ideal para levar a sua família com tranquilidade. Tudo isso combinado com uma boa dirigibilidade como se estivesse dirigindo um carro convencional.

Leia mais: Vale a pena ter um carro a diesel?

Crossovers disponíveis no mercado brasileiro

NISSAN KICKS

O Nissan Kicks foi feito na mesma plataforma do Nissan March, mas tem características de SUV, como altura elevada e estilo que parece pronto para andar em diversos tipos de terreno.

HYUNDAI CRETA

A Hyundai mostrou que entendeu o que o consumidor de autos estava buscando quando lançou o Creta com visual inspirado em SUV, mas totalmente voltado para o uso na cidade. Não à toa é dos crossovers queridinhos do brasileiro.

FORD ECOSPORT

Outro modelo que segue a mesma regra, o Ford Ecosport foi feito na mesma base do New Fiesta. Aliás, ambos possuem o mesmo comprimento, se descontarmos o estepe externo do jipe.

RENAULT KWID

O Renault Kwid entra para a lista de crossovers por ser um subcompacto que cruza dois estilos: hatch e SUV. Isso é aparente na altura, nas molduras de caixa de roda e no estilo mais robusto.

JEEP RENEGADE

Crossover subcompacto, é o primeiro Jeep fabricado fora da América do Norte e um dos mais vendidos da categoria.

Leia mais: O que são carros híbridos? Saiba tudo aqui

Há quem diga que o crossover é o melhor de dois mundos, porque combina espaço interno amplo e um pouco da força das SUVs com a velocidade e o desempenho dos veículos de passeio. E é claro que as montadores perceberam esse gosto brasileiro, investindo muito mais na produção de crossovers do que SUVs, até porque o consegue ter valores mais competitivos, fator muito importante no cenário econômico atual. Respondemos sua pergunta “o que é crossover?” Esperamos que sim! Qualquer dúvida, nos chame nos comentários!

Falar pelo WhatsApp