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Garantia de carro: o que você sabe sobre o assunto?

Dúvidas sobre garantia de carro

Sim, sabemos que comprar um veículo próprio é o sonho de muitas pessoas. Afinal, esse é um momento que representa um considerável passo na vida de qualquer pessoa. No entanto, existem algumas questões burocráticas fundamentais que devem ser entendidas para evitar dores de cabeça. E as dúvidas sobre a garantia de carro são as que mais aparecem no imaginário dos motoristas. 

Esse é um conhecimento essencial para qualquer condutor, principalmente considerando que é preciso fazer em casos de contratempos e defeitos com o automóvel adquirido.

Automotivos usados também têm garantia? Existe alguma maneira de perder esse seguro? Como funciona o procedimento? 

Se você tem alguma dessas dúvidas sobre garantia de carro, não se preocupe! Preparamos esse artigo com tudo que precisa saber sobre o tema.

Ficou curioso? Siga a leitura para entender mais!

Conheça aqui as 6 dúvidas sobre garantia de carro mais comuns

Vamos começar direto ao ponto? Abaixo, vamos sanar as seis dúvidas mais recorrentes do tema. Veja!

Carros usados têm direito a garantia?

Essa resposta varia. Quando o carro é adquirido em uma concessionária ou loja, existe uma relação de consumo entre o comprador e a empresa. Nesse caso, a legislação aplicável é o Código de Defesa do Consumidor. 

Dúvidas sobre garantia de carro

Nessa situação, a garantia de carro mínimo é de 90 dias. Na hipótese da loja oferecer um seguro adicional, ela se somará ao garantido pela lei (totalizando, por exemplo, 180 dias de proteção). 

Quando o automóvel usado é comprado de um particular, não existe relação de consumo e, consequentemente, nenhuma garantia é oferecida pelo vendedor. Se o comprador detectar algum problema com o veículo comprado, ele pode buscar uma solução por meio do judiciário. 

O serviço cobre todos os tipos de danos?

Normalmente, a garantia de carro cobre apenas defeitos de fabricação, como problemas no motor, na transmissão, na suspensão, no sistema elétrico, entre outros. 

Danos causados por acidentes, mau uso do veículo ou falta de manutenção adequada normalmente não são cobertos.

Existe alguma forma de perder a garantia?

Sim, há algumas situações em que a garantia de carro pode ser perdida. 

Vamos exemplificar? Em contextos em que o proprietário do veículo realiza modificações ou reparos por conta própria, sem a autorização da concessionária ou da montadora, ela acaba por perder o seu seguro.

Além disso, não realizar a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do manual do proprietário também pode anular a garantia. 

Existem situações em que a montadora possa reparar algo sem a garantia?

Sim, em alguns casos a montadora oferece reparos fora da garantia, geralmente com um custo adicional ao dono do carro

Isso pode acontecer em situações em que o problema não está coberto pelo plano de seguro inicial.

Como provar que o defeito em meu veículo é de fabricação?

E quando surgem discordância entre o proprietário do veículo e a concessionária ou montadora sobre a causa do defeito? 

Nesse caso, é possível solicitar a análise de um perito técnico para avaliar e determinar a causa do dano. Sendo assim, é importante guardar todas as notas fiscais de manutenção e reparos realizados. 

Esse cuidado irá comprovar que o carro foi mantido de acordo com as recomendações do manual do proprietário.

Instalar acessórios no automóvel faz perder a garantia?

Depende do tipo de acessório e da forma como foi instalado. Alguns acessórios podem afetar o funcionamento do automóvel. Por esse motivo, eles devem ser instalados por profissionais qualificados e autorizados pela concessionária. 

Quais os tipos de garantia de carro?

Uma outra dúvida comum que merece uma atenção maior é em relação aos tipos de garantia. Quais as características de cada?

Abaixo, vamos te explicar! 

Dúvidas sobre garantia de carro

Garantia Legal

Essa é uma garantia obrigatória prevista pelo Código de Defesa do Consumidor para todas as compras realizadas em concessionárias ou lojas. 

Como já dito, ela é válida por um período mínimo de 90 dias, cobrindo vícios e defeitos de fabricação que já existiam no veículo no momento da compra. 

Frisamos que a garantia legal não cobre os danos decorrentes do mau uso ou desgaste natural do automóvel. Além disso, se o problema não for reparado no prazo de 30 dias, o consumidor pode exigir:

  • Substituição do automotivo;
  • Devolução do valor pago;
  • Abatimento proporcional do preço.

Garantia Contratual 

Esse tipo de garantia é oferecido pela montadora ou loja de forma adicional à garantia legal. Ela pode cobrir outros itens do veículo, além de ter um período de cobertura maior que o outro tipo. 

A garantia contratual é voluntária, ou seja, não é obrigatória por lei. Dessa forma, suas condições variam de acordo com o fornecedor. 

Devemos destacar a importância do comprador ler atentamente as condições contratuais antes de efetuar a compra. Assim, será possível verificar quais são os itens cobertos e as condições de seu uso.

A Pemavel te ajuda nessa!

Gostou do artigo? Está pensando em comprar um automóvel novo mas ainda tem alguma dúvida sobre garantia de carro? Não se preocupe, a Pemavel está aqui para te ajudar! 

Com 17 anos de atuação no mercado catarinense, a Pemavel é uma das maiores lojas de carros usados e seminovos da Grande Florianópolis. 

Aqui, usamos o conhecimento no setor de carros para atender demandas de um consumidor cada vez mais exigente. Tudo isso sem abrir mão da inovação nas diferentes formas de relacionar-se com seus clientes.

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