Saber o que é licenciamento de veículo é um preceito fundamental para todo motorista, independente da sua experiência. Afinal, esse conhecimento pode evitar dores de cabeça com multas, sanções e idas ao judiciário.
Se engana quem acredita que ter uma boa direção defensiva e tomar cuidados no trânsito basta para estar dentro da lei. Tão importante quanto esses pontos citados é manter a documentação em dia e os impostos devidamente pagos.
Nesse contexto, diversos motoristas esquecem de regularizar o licenciamento do veículo. Portanto, separamos este artigo para te explicar qual a importância desses registros e os motivos para mantê-lo sempre atualizado.
Siga a leitura para saber mais!
Primeiro passo: O que é licenciamento de veículo?
O primeiro passo para entender sobre o licenciamento de veículo é entender para que ele serve. Estamos falando de um documento que comprova que o automóvel está devidamente regularizado junto ao Detran e pode transitar livremente pelas vias públicas.
Esse arquivo foi criado com um objetivo muito específico: garantir a segurança no trânsito. Para isso, a regularização verifica se o mesmo está em condições adequadas de uso, evitando acidentes e infrações.
Ele é obrigatório para todos os tipos de automotivos e deve ser renovado anualmente, com o pagamento de taxas e apresentação dos arquivos obrigatórios.
Além disso, ele também é importante para garantir a proteção do proprietário, uma vez que é um documento comprobatório da propriedade legal do carro.
As penalidades ao não ter o licenciamento regulado
Colocando em termos práticos, você sabe quais problemas pode ter ao não constar com o licenciamento do seu carro devidamente registrado? Além de gastar boa parte do seu tempo em idas ao Detran, por exemplo, o condutor poderá ter inclusive prejuízos financeiros com o pagamento de multas.
Abaixo, vamos listar as principais penalidades. Confira!
Multas de trânsito
Vamos abrir nossa lista com as conhecidas multas de trânsito. Transitar com o veículo sem a devida documentação pode gerar infrações que, dependendo da gravidade, custarão mais de R$ 200,00 reais.
Impedimento de circular com o veículo irregular
A falta de regularização do automóvel também pode resultar no impedimento da circulação. Em outras palavras, o motorista ficará proibido de andar com o carro até solucionar a situação, deixando-o estacionado durante esse tempo.
Pontos na carteira
Transitar com o automotivo sem a documentação correta pode gerar pontuação na carteira do condutor. Dependendo do número de pontos perdidos, existe até mesmo a possibilidade da perda da CNH.
Automóvel apreendido
Em casos mais graves, o carro pode ser até mesmo apreendido pelas autoridades de trânsito e levado a um depósito.
Para reavê-lo, é necessário pagar multas, taxas e diárias de estacionamento, o que pode gerar um grande prejuízo financeiro.
As quatro dúvidas mais comuns sobre o tema
Agora que compreendemos o que é licenciamento de carros e quais as desvantagens de não regularizar o carro corretamente, podemos avançar um pouco mais. Como citamos no início do texto, muitos motoristas reúnem alguns questionamentos sobre esse assunto.
Abaixo, vamos detalhar algumas dúvidas muito comuns sobre esse processo. Confira!
O que é preciso fazer para realizar essa regulamentação?
Para realizar o licenciamento do veículo, é necessário que o proprietário faça o pagamento dos seguintes itens:
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
- Seguro obrigatório (DPVAT);
- Taxas adicionais.
Após o pagamento, o motorista deve agendar a vistoria do carro e apresentar os documentos necessários para realizar o registro.
Quando o licenciamento deve ser renovado?
O licenciamento de veículo deve ser renovado anualmente, de acordo com o calendário definido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Normalmente, a data de vencimento está relacionada ao final da placa do automóvel. Por exemplo, se o automóvel tem final de placa 1, o prazo para a renovação é até o final de janeiro.
É possível antecipar seu pagamento?
Sim, é possível antecipar o pagamento do licenciamento do veículo. Em muitos casos, o proprietário pode até mesmo obter descontos ao quitar antecipadamente. Portanto, nossa dica é que você pague o documento o quanto antes.
Como consultar este documento?
Basta acessar o site do Detran do estado onde o veículo foi registrado e informar os dados solicitados.
Hoje em dia, o documento pode ser verificado de forma rápida e fácil pela internet, facilitando a vida dos condutores.
Conheça a Pemavel!
Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado por assuntos do mundo dos automóveis. Além de saber o que é licenciamento de veículo, existe uma infinidade de temas que você deve conhecer para não passar sufoco ou prejuízos financeiros.
E no blog da Pemavel você encontra um grande acervo de conteúdos como esse! Desde posts sobre segurança no trânsito e legislação até novidades desse universo.
Nos siga para mais artigos e conheça o nosso trabalho! Acesse nosso Blog!