Para que você saiba lidar com imprevistos na estrada ou ao conduzir o veículo na cidade, é muito importante conhecer um pouco sobre a mecânica do automóvel e como realizar uma boa manutenção preventiva. Por exemplo: saber quando trocar o amortecedor do carro pode te ajudar a evitar muitas dores de cabeça.
Afinal de contas, esse é um componente valioso para a proteção do motorista ao conduzir o automotivo. Por isso, preparamos um post que vai te ajudar a identificar riscos em potencial nesse elemento, além de um passo a passo de como realizar toda essa substituição.
Boa leitura!
Afinal, quando trocar o amortecedor do carro?
A vida útil do amortecedor tem tudo a ver com os hábitos de direção de cada pessoa. Por exemplo: você passa constantemente por vias esburacadas e irregulares, no geral? Então, esses componentes vão ser mais exigidos do que veículos que transitam sobre superfícies lisas.
Ainda assim, dá para considerar um cálculo médio para que todos saibam o momento de realizar a substituição deste equipamento: a cada 10 mil km rodados.
Essa é uma média para que você consiga antecipar eventuais imprevistos independentemente do tipo de estrada que você transite.
Mas é possível também considerar outros fatores. Confira abaixo quais são.
Desgaste acentuado do pneu
Uma peça com problemas pode gerar outros defeitos no veículo. É o que pode acontecer, por exemplo, quando já existe um desgaste acentuado dos pneus.
Sem funcionar adequadamente, eles podem afetar a qualidade dos amortecedores — e vice-versa. E você pode perceber isso caso as rodas emitam uma vibração maior do que o normal ao dirigir. O que aumenta os riscos ao trafegar e também aos ocupantes dentro do carro.
Perda de estabilidade nas curvas
Caso sinta uma instabilidade ao realizar curvas, o problema pode estar concentrado nos amortecedores. Isso acontece porque o desequilíbrio no componente faz com que o automotivo balance mais ao manobrar.
Também vale a pena observar se o veículo permanece estável — ou não — em acelerações ou frenagens em linha reta.
Comprometimento na frenagem
Um bom sistema de frenagem conta com a eficiência dos freios, e também dos pneus e dos amortecedores. É o que contribui com o contato dos pneumáticos com o solo.
Dessa maneira, qualquer problema na suspensão do veículo pode trazer instabilidade ao frear. O que aumenta os riscos de perda de controle da direção com esse movimento.
Barulho na suspensão
Ouviu um barulho que não acontecia ao acelerar, frear ou fazer curvas? Verifique, sempre, se o ruído vem do sistema de suspensão do carro. Especialmente, ao passar por áreas que demandam mais dele, como:
- Lombadas;
- Rampas;
- Cruzar algum buraco ou área irregular da via.
Caso isso aconteça com frequência, pode ser um grande indicativo para trocar o amortecedor do carro.
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Existe alguma quilometragem certa para a troca?
Sim, ainda que não exista uma regra específica para isso, a média adotada é de 10 mil km. Ou seja: você faz uma revisão do sistema de suspensão após ultrapassar essa marca.
Ou, você pode realizar a substituição da peça anualmente. O que acontecer primeiro.
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Veja passo a passo como realizar a troca corretamente
Você também pode optar por trocar o amortecedor do carro por conta própria. O processo demanda conhecimento especializado e cuidados múltiplos, mas pode ser feito.
Dê uma conferida no passo a passo abaixo e entenda se você pode fazer a substituição. Ou, se preferir, procurar por assistência técnica especializada.
Remova as rodas
O primeiro passo consiste em remover os parafusos e as porcas para, em seguida, conseguir tirar as rodas.
Desencaixe o flexível do freio
A etapa seguinte consiste no desencaixe do freio. Para tanto, você deve desmontar o coxim (preso à carroceria com parafusos) para em seguida alcançar o flexível.
Inicie a desmontagem do sistema de suspensão
Depois, siga para o conjunto do sistema de suspensão. Lembre-se de identificar o processo adequado de desmontagem. Afinal de contas, você vai ter que seguir pelo caminho inverso ao montá-lo, uma vez que tiver trocado o amortecedor do carro.
Prenda o amortecedor corretamente
Para prender a peça corretamente, comece pela fixação na morsa. Em seguida, comprima a mola com um encolhedor e siga para a remoção da borracha que atua como medida de proteção à porca de fixação do coxim.
Por fim, você deve soltar a porca superior (com auxílio de uma chave 19 mm).
Volte para a montagem do conjunto
Depois de avaliar o estado dos componentes e certificar-se de que o procedimento foi correto, hora de remontar o conjunto.
Finalize o processo
Para finalizar o processo , aplique o aperto final na porca da haste. Com o sistema fixado e firme, ele já está pronto para uso.
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Veja cuidados essenciais ao realizar o procedimento
Mesmo com as dicas acima, existem outros procedimentos a serem avaliados ao trocar o amortecedor do carro. E vamos listá-los, a seguir, para que você evite qualquer imprevisto:
- Certifique-se de fazer uma verificação do sistema de suspensão;
- Siga à risca as especificações técnicas do fabricante;
Portanto, lembre-se que esse processo demanda muitos cuidados. Por isso, vale sempre a pena ter contato com bons profissionais para a execução do serviço caso não se sinta seguro para realizar a troca sozinho.
Mas você deve ter percebido, também, que enriquecer os seus conhecimentos permite muito mais assertividade em suas decisões em torno da conservação do carro.
Por isso, aproveite para navegar pelo blog da Pemavel e encontre outros conteúdos do seu interesse!