Ícone
Ícone

5 formas de manter seu carro conservado e bem cuidado

na imagem temos um homem com uma chave de boca consertando um motor de carro

Quem tem um automóvel sabe a grande comodidade que o veículo traz, e manter o carro conservado é imprescindível para qualquer condutor.

Isso porque, naturalmente, ele se desgasta com o passar dos anos e essa deterioração pode ser maior dependendo dos impactos aos quais é exposto.

Por essa razão, é possível amenizar a ação do tempo com cuidados que permitam preservá-lo em excelentes condições de uso por um prazo bem maior. Gerando economia para diversos motoristas, além de conseguir revendê-lo por um preço mais elevado.

Algumas medidas ajudam a prolongar a vida útil do automóvel. Desde ações preventivas, até pequenas mudanças de hábito no uso diário. Confira a seguir para compreender melhor a importância e dicas sobre o que fazer e evitar!

Por que manter o carro conservado?

homem dirigindo um caro feliz

Ter um carro conservado é uma vantagem para transações no mercado automotivo, pois diminui a desvalorização que ele sofre. O veículo não é um item de baixo valor e adquirir um não é tão simples assim. Por isso, independente do modelo por qual você optou, ele precisa ser bem cuidado.

Além disso, com uma boa preservação, conforto e segurança são garantidos ao condutor e aos passageiros enquanto ele for utilizado!

Dependendo do tipo do automóvel, a manutenção também pode ser alta e pesar no orçamento. Portanto, quanto menos se desgaste, melhor para que ele não gere despesas excessivas.

Outro detalhe importante é a valorização na hora da revenda. Como é esperado, o potencial comprador costuma identificar algum sinal de alerta ou perguntar sobre o histórico do carro. 

Leia mais: O cinto de segurança do carro precisa de manutenção?

5 Dicas para aumentar a vida útil de seu veículo

Primeiramente, nunca deixe de verificar com seu mecânico o estado do carro e consultá-lo sempre que tiver dúvidas. Trocar informações com esse profissional é importante para que você saiba reconhecer algum risco.

Existem algumas dicas que podem contribuir para que suas viagens também sejam mais tranquilas. Veja a seguir: 

1 – Realize manutenções preventivas

É comum as pessoas encostarem o veículo para manutenção somente quando é hora de consertar algum equipamento.

No entanto, a assistência corretiva, embora seja muito necessária, não é a única.

As preventivas, por exemplo, também existem para evitar o agravamento de problemas nem sempre vistos. Um exemplo é o estado dos filtros de óleo ou de combustível. Se houver sujeira impedindo o bom funcionamento, é possível removê-la antes que danifique um componente.

É válido periodicamente levar o automóvel a um especialista, mesmo que pareça estar tudo bem, e garantir que nada passe despercebido, gerando danos maiores.

2 – Direção defensiva em primeiro lugar

A direção defensiva consiste no ato de conduzir o veículo com cuidado. Além de evitar acidentes, ela contribui para maior conservação do carro.

Evitar passar por buracos em alta velocidade e causar impacto nas rodas, estacionando ou colidindo com guias e muretas.

Toda atenção no volante é sempre bem-vinda.

3 – Faça alinhamento e balanceamento do automóvel

Um automóvel preservado está sempre com o alinhamento e o balanceamento em dia. O carro desbalanceado pode ter comprometimento desigual dos pneus.

Com o tempo, isso provoca um desgaste excessivo em um dos lados, por exemplo.

Da mesma forma, quando está desalinhado, o veículo não tem o mesmo desempenho, podendo estragar peças. Existem alguns modelos, como especialmente os crossover, que podem lidar com cargas maiores, por isso é preciso ficar sempre atento a esses pontos para melhor conforto e dirigibilidade.

4 – Use peças de qualidade

Por falar nas peças, nunca abra mão de qualidade. Certifique-se da procedência dos equipamentos e da sua durabilidade. É também preciso garantir que sejam instaladas adequadamente.

5 – Faça revisões com um mecânico de confiança

Para que tudo isso seja possível, faça revisões constantes com um mecânico de confiança. Somente pedindo uma opinião especializada, você estará 100% seguro do momento certo de trocar algum item.

Leia mais: Você sabia que existem pneus que rodam mesmo furados? 

5 pontos para ficar de olho com o seu veículo

Homem enxendo o pneu de um carro com bomba

Alguns conselhos são essenciais sobre também o que não fazer ao utilizar o automóvel! Confira agora:

1 – Não erre na hora de pisar na embreagem

Como aprendido nas aulas da autoescola, pisar na embreagem de qualquer jeito pode ocasionar dificuldade no controle do veículo e mau funcionamento do motor.

Se você exagerar no uso indevido dos pedais, as pastilhas também se desgastam mais rápido. 

2 – Mantenha seus pneus calibrados

Manter os pneus calibrados é simples e evita muita dor de cabeça. Quando não estão no estado adequado, a dirigibilidade não é a mesma.


Sem contar que o amortecedor pode se desgastar ainda mais, assim como o câmbio e o disco, pelo esforço gerado.

3 – Diga não ao combustível na reserva!

Combustível na reserva pode fazer com que a sujeira do automóvel vá aos dutos e se acumule ali.


Essa situação pode favorecer a ida de resíduos para o motor e comprometê-lo, gerando perigos ao condutor (veja também como saber qual a autonomia do seu carro, para estar sempre prevenido).

4 – Ande com o carro (ou apenas o ligue na garagem)

Evite ficar períodos prolongados demais sem ligar o carro. Isso também pode ser prejudicial principalmente à bateria (Clique aqui para ver dicas sobre como aumentar a vida útil desse item).

Mesmo que não esteja precisando usar o carro, ligue-o de vez em quando, mantendo os vidros abertos. Isso o colocará em ação.

5 – Aprenda sobre a vida útil do óleo

Por último, não se esqueça de sempre buscar aprender sobre a vida útil do óleo. Esse componente precisa ser renovado periodicamente. A troca pode ser feita a cada 5 mil quilômetros rodados, chegando a 10 mil com óleos sintéticos.

Se isso não for feito, o desgaste será maior de forma muito precoce.

Esses conhecimentos, aliás, são importantes para qualquer pessoa que conduza um automóvel, até mesmo aquelas que os utilizam por assinatura.

Viu como você pode manter seu carro conservado muito mais facilmente, diminuindo os custos de manutenção e mantendo seu valor? Conheça mais conteúdos no blog e aprenda sempre mais sobre assuntos relacionados ao universo automotivo! 

Falar pelo WhatsApp