Ícone
Ícone

Falta de potência no motor: Entenda tudo sobre o assunto

É frustrante ligar o carro e perceber que ele não funciona como deveria. Você gira a chave na ignição algumas vezes e seu veículo mal liga. E, quando ele dá partida, faz barulhos estranhos, trepida ou solta uma fumaça densa que não se dissipa facilmente. Esses não são bons sinais e podem sinalizar uma falta de potência no motor. 

Nós da Pemavel não vamos abandonar você e viemos dar dicas de como reconhecer estes fatores. Caso seu carro esteja com problemas, é necessário procurar o auxílio de especialistas automotivos ou mecânicos. Confira mais a seguir:

Porque acontece a falta de potência no motor

Antes de falarmos sobre a falta de potência do motor, vamos entender o que faz esse equipamento. Ele é responsável pela geração de energia via pequenas explosões – por isso o nome “combustão” – que começa ao girar das chaves, gerando uma movimentação em cadeia resultante no andar do carro. 

Além disso, outra função importante dele é sustentar o alternador, que recarrega todos os acessórios do automóvel. Se alguma das suas várias peças não funciona bem, é questão de tempo para outros componentes do veículo pararem de funcionar.

Leia mais: Você sabia que existem pneus que rodam mesmo furados?

Todo equipamento que não funciona bem impacta negativamente no desempenho do carro. Os motivos são variados e com a informação certa você pode aprender a identificar melhor o que acontece na parte interna do automóvel, facilitando a resolução de problemas. 

Vários fatores podem interferir na falta de potência do motor do carro

Por qual motivo acontece a falta de potência no motor? Os fatores podem ser apenas um ou vários combinados. Segue uma lista para você aprender mais sobre o assunto:

Falta de cuidados básicos 

Deixar de fazer a manutenção ou não fazer a troca de óleo quando se deve pode levar ao desgaste das peças do carro antes do tempo. Fique atento aos detalhes e datas de cada equipamento do veículo e sempre realize manutenções periódicas com um mecânico de confiança.

Leia mais: Saiba o que fazer com o pedal do freio duro ou fundo

Mau contato do injetor de combustível 

Além de não colocar a quantidade necessária de gasolina no motor para que ele desempenhe sua função, isso causa vibrações anormais no motor, gerando desgaste em peças indesejadas. Fique atento a esse ponto e sempre que possível verifique-o corretamente,

Bomba de combustível 

Pode ser um problema se ela não alimentar o motor com combustível na frequência e volume necessários. 

Sem esse bom funcionamento, o carro fica fraco, perde potência e gera menos movimento. 

Existem vários problemas que se associam a esse mau funcionamento, resultando na queima de algumas das peças, acúmulo de combustível sujo ou falha nos comandos de forma geral. Tudo isso altera o volume de combustível, afetando drasticamente seu desempenho. 

Esse problema pode ser simplesmente resolvido com uma limpeza do canal que comunica a bomba com o motor. Se o problema persistir, possivelmente você vai precisar trocar todo o equipamento.

Leia mais: Sistema Start/Stop é seguro?

Defeito na vela de ignição. 

As velas de ignição são um conjunto. Se uma delas queima, gera uma falta de sincronia da hora da partida do automóvel. Esse primeiro movimento desencadeia energia em todo o motor e, sem ela acontecendo corretamente, o carro demora ou não dá a partida. 

Outro sinal comum de problemas nesse equipamento é uma série de engasgos, motor morrendo e quedas repentinas de performance. 

Para finalizar, ar-condicionado e altas temperaturas também podem derrubar o desempenho do seu carro. Fazer uma ultrapassagem ou pegar uma subida com essa ferramenta ligada vai diminuir a potência do motor. 

Fazer a manutenção do seu carro é essencial para o motor funcione corretamente

Locais muito quentes podem desencadear uma sobrecarga no sistema de refrigeração, levando ao mesmo problema. 

Nestes casos, a melhor solução é ter um ar-condicionado mais econômico ou acessórios de ventilação que reduzem a necessidade desse aparelho.

Como evitar o problema de falta de potência?

Se um carro é bem cuidado e recebe toda a atenção que precisa, o rendimento dele será excelente e seu veículo não lhe dará dor de cabeça. 

Leia mais: Cambagem, entenda tudo sobre esse procedimento perigoso

Para isso é necessária a manutenção preventiva sempre.

Para além delas, há cuidados que você pode sempre tomar que vão impactar diretamente no desempenho do seu automotivo, como, por exemplo:

Abastecer sempre com combustível de qualidade. 

Combustível adulterado, além de deixar seu carro com um desempenho terrível, pode deteriorar boas peças do motor e do sistema de alimentação, gerando mais custo de manutenção e mais gastos com gasolina. 

Em suma, é uma economia rápida que, a longo prazo, vai cobrar seu preço – um preço alto. Por isso, sempre utilize gasolina de boa qualidade.

Limpeza dos bicos injetores. 

Os bicos são essenciais para que seu carro funcione bem, pois são responsáveis por garantir a dosagem certa de combustível no veículo. 

Eles são um dos componentes mais afetados quando se usa gasolina adulterada ou não faz a troca do filtro dentro do prazo. Cada carro exige uma limpeza dessas peças com um intervalo específico, fique atento.

Trocar as velas  

dependendo do modelo do veículo e do seu respectivo fabricante. São peças vitais para o carro e não podem ficar de lado nas manutenções – lembrando que ela é responsável pela partida e manutenção do bom desempenho do motor.

Calibragem dos pneus. 

Se os pneus estão desgastados ou com pouco ar, além de ficarem mais suscetível a furos, acabam demandando do motor mais força para movimentar o carro. Isso pode interferir no desempenho e aumentar o gasto de combustível. 

Leia mais: Entenda sobre baterias de borracha para automóveis

Em média, a calibragem pode ser feita a cada 15 dias. Atenção nesse item pois, além de garantir o bom rendimento, garante a sua segurança e a dos demais condutores;

Revise os freios 

Normalmente a revisão dos freios é feita a cada 10.000 km, variando entre os modelos. Além de ser um item de segurança irrefutável, ele pode interferir na falta de potência do motor.

Há situações em que o veículo precisa rodar com o freio acionado e, se ele não estiver calibrado, pode interferir na força extra que o motor precisa fazer para continuar em movimento. Isso pode gerar um gasto desnecessário, que interfere diretamente no rendimento do veículo.

Com o motor funcionando normalmente, você garante a saúde do seu carro

Conheça mais sobre o alinhamento e o balanceamento. 

Tenha sempre atenção ao conduzir seu carro. Se ele começar a trepidar, puxar muito para um dos lados ou apresentar dificuldades em se manter em linha reta, você deve procurar executar esses dois serviços. 

Lembrando que esse desalinho exige mais esforço do motor, gerando uma defasagem de performance e consumo de energia, além de ser mais propício a acidentes.

Lembre-se de cuidar sempre do seu veículo. Desse modo, ele vai entregar o melhor desempenho que ele pode para você, resultando em maior segurança e evitando gastos desnecessários. 

Entendeu sobre a falta de potência no motor? Caso queira ver sobre outros cuidados com seu carro, acesse o site da Pemavel e veja nossos outros artigos!

Falar pelo WhatsApp