Se você está pensando em comprar um carro novo ou trocar seu veículo e está se perguntando qual o banco mais barato para financiamento de veículos, nós vamos responder seu questionamento.

A forma mais comum de comprar um carro hoje em dia é o financiamento. É claro que o ideal é fazer a aquisição à vista, mas a realidade da grande maioria dos brasileiros está longe desse ideal. Logo, o financiamento é a forma mais acessível para comprar seu carro novo ou dar um upgrade no modelo.

Para que você tenha uma ideia, aproximadamente 2 em cada 3 das pessoas que compram um veículo não possuem a quantia necessária, e usam de financiamento de carro, consórcio ou leasing para complementar o valor.

Quem procura financiamento de carros costuma se perguntar qual o banco mais barato para financiamento de veículos. E a verdade é que não existe uma resposta para esse questionamento. Por mais que algumas instituições aparentemente ofereçam menores taxas, o custo do financiamento depende muito mais das suas condições do que da instituição em si.

Vamos entender porque não dá pra saber exatamente qual o banco mais barato para financiamento de veículos?

Leia mais: Financiamento de carros para aposentados e pensionistas: como funciona

O que é e como funciona o financiamento de veículos?

O financiamento de veículo, também conhecido como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), é uma espécie de empréstimo cedido por um banco público ou privado para o pagamento de um automóvel. Logo, quando você financia um veículo, você não fica em dívida com a concessionária ou loja, mas sim com a instituição financeira em que acordou o empréstimo.

Cada instituição consegue ofertar condições diferentes de financiamento, algumas dispõem de taxas de juros menores, outras conseguem ofertar uma margem maior de financiamento. Isso acontece porque cada banco tem um nível de análise de risco. Um mesmo CPF pode apresentar mais risco no modelo de crédito de uma instituição do que em outra. Financeiras partem de modelos estatísticos próprios para análise de risco e retorno, e é essa equação que vai determinar a taxa a ser aplicada para cada cliente. Além das condições particulares de cada instituição, tudo depende da sua situação financeira, score, aporte para entrada, etc.

Leia mais: É seguro passar CPF e Data de Nascimento? Nem sempre, saiba o porquê

Que fatores influenciam no custo de um financiamento de veículos?

AVALIAÇÃO DO SCORE

O score é uma fórmula de cálculo que transforma fatores subjetivos como capacidade de endividamento, disponibilidade de crédito, comprometimento com os pagamentos, etc, em números. Essa ferramenta tem a finalidade de aumentar a segurança e agilizar o processo de análise de crédito para os consumidores. Trata-se de uma pontuação que varia entre 0 e 1000, e indica a confiabilidade no pagamento das dívidas de uma pessoa.

Veja todos os fatores que são considerados para o cálculo do score:

Registros públicos: incluem pesquisas sobre o mercado de trabalho e o índice de inadimplência por região;

Histórico do consumidor: considera diversos fatores: pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais, comprovante de renda, entre outros.

Comportamento de crédito: considera os registros de débitos a outras empresas, a existência de ações judiciais e títulos protestados em cartório.

Quanto mais alto o score, maiores são as suas chances de honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito. Portanto, melhores serão as condições de financiamento, afinal a instituição terá mais garantias de que você poderá pagar o valor emprestado.

TAXA DE FINANCIAMENTO

Quando uma instituição financeira concede um empréstimo ou financiamento, quem recebe o crédito sai com o dinheiro que precisa para adquirir carro ou imóvel e, em troca, faz o pagamento dessa dívida de forma parcelada, com o acréscimo de juros em cada prestação.

A taxa de juros é, então, a remuneração dessa instituição por oferecer crédito para as pessoas. Ou seja: quando você solicita um financiamento, não precisa pagar o valor inteiro da dívida na hora, mas ao parcelar haverá a incidência da taxa de financiamento.

Um dos fatores que influencia a de financiamento é a taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia e serve de base para todos os juros no Brasil. Se a taxa sobe, a tendência é que os juros cobrados em financiamento, empréstimos ou usados para definir o valor do retorno de investimentos também subam. O mesmo acontece quando ela diminui.

CUSTO EFETIVO TOTAL

Quem recebe o empréstimo ou financiamento precisa ficar de olho na porcentagem da taxa porque ela influencia no valor das parcelas da dívida que querem ser pagas. Em linhas gerais, quanto maior a taxa, mais alto tende a ser o valor da parcela.

Só que ela é apenas um dos fatores que influencia no custo de um financiamento. Para ter uma noção maior sobre taxas, juros e outros valores que fazem subir o valor de uma prestação, observe o CET (Custo Efetivo Total). 

O CET inclui taxas administrativas, seguros, a taxa de financiamento e impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Compare o CET de diferentes instituições que oferecem financiamento para escolher qual o banco mais barato para financiamento de veículos.

Leia mais: Carros financiados com zero de entrada em SC? Veja se é possível aqui

Qual o banco mais barato para financiamento de veículos para você

Leia mais: Garantia de carro zero e seminovo: veja o que pode e o que não pode

Bom, agora já sabemos que o poder de renda do comprador é um grande influenciador para a aprovação da compra de um carro. Em outras palavras, quanto mais garantias houver sobre a renda mensal do comprador, maior a chance de obter financiamento.

Ou seja, para conseguir melhores condições de negociação você precisa ter um bom histórico financeiro, apresentar renda comprovada, aportar o maior valor de entrada possível e escolher um carro compatível com a sua renda (lembre-se que o máximo de comprometimento que os bancos permitem é de 30%).

Enfim, para saber qual o banco mais barato para financiamento de veículos só mesmo fazendo simulações em cada um deles. É inevitável, para encontrar as melhores condições você vai precisar pesquisar entre as instituições que oferecem as melhores condições e realizar simulações com os seus dados para encontrar a melhor combinação. A vantagem é que você pode fazer essa pesquisa online! Não se esqueça de nos contar nos comentários se encontrou qual o banco mais barato para financiamento de veículos para você! Até mais!